Viação Ouro e Prata adota “Selo Passagem Neutra”

Total arrecadado com taxa opcional de R$ 1,60 será usado para projetos ambientais de compensação de CO2

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Ouro e Prata comunica que será a primeira empresa do setor rodoviário a implementar o Selo Passagem Neutra.

A nova funcionalidade será aplicada no processo de vendas das passagens da empresa realizadas pela internet.

O cliente terá a opção de neutralizar o gás carbônico emitido na viagem através de um “aceite” que estará disponível no carrinho de compras no ato de compra da passagem pelo site.

A responsabilidade socioambiental e o comprometimento com um futuro melhor são essenciais e urgentes”, justifica a tradicional empresa do Rio Grande do Sul, próxima de completar 83 anos de história em setembro deste ano.

Optando por neutralizar o carbono, o passageiro desembolsará uma taxa fixa de R$ 1,60. Este valor será utilizado para compensar o CO2 emitido em sua viagem.

O dinheiro, no entanto, não será da Ouro e Prata – ele será revertido integralmente para projetos certificados de proteção climática e ambiental através da Eccaplan, empresa de Consultoria em Sustentabilidade, parceira para a gestão destas iniciativas.

A Ouro e Prata ressalta que esta ação se soma com outras focadas em reduzir os impactos no meio ambiente.

A empresa já traz inúmeras práticas sustentáveis, como reciclagem de resíduos, captação e reutilização de água da chuva, central de tratamento para reutilizar água utilizada na lavagem dos ônibus, programa de redução de emissão de CO2 e gerenciamento de resíduos, com o objetivo de reduzir o descarte e reintroduzir os materiais para o uso novamente”, explica o comunicado da viação.

Para a Diretora da Ouro e Prata, Luana Fleck, o pioneirismo da ação está em incentivar uma consciência ambiental na sociedade.

Segundo Luana, a estimativa com a nova funcionalidade na compra das passagens é compensar mais de 252 mil quilos de CO2 equivalente até o final de 2022.

Para acompanhar todo esse processo, o passageiro terá acesso a uma página de transparência no site ouroeprata.com, onde irá conferir no todas as informações deste processo, como o valor arrecadado, os projetos contribuídos e as emissões de CO2 neutralizadas.

Todas as iniciativas que receberão o apoio da medida seguem padrões e normas internacionais, como: Verified Carbon Standard e ONU.

O projeto que a Ouro e Prata vai apoiar inicialmente será a Fazenda Florestal Santa Maria, situada dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando 71.714 hectares de floresta nativa, no município de Colniza (MT).

Mais informações e benefícios sociais, ambientais e econômicos deste projeto, podem ser encontrados em: https://projetos.eventoneutro.com.br/projeto/projeto-florestal-santa-maria-redd

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Lieta Moura disse:

    Bela iniciativa desta grande empresa! Que possa render muitos frutos.

Deixe uma resposta