Ricardo Teixeira vai voltar ao cargo de secretário de Mobilidade e Trânsito após passar de novo pela Câmara Municipal de São Paulo
Publicado em: 2 de julho de 2022
Informação é da prefeitura de São Paulo que diz que retorno será “em breve”, sem especificar quando
ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI
Assim como a nomeação, a exoneração do secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), teve motivação política.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, Teixeira, que já era vereador, volta à Câmara Municipal para depois retornar à pasta que cuida de serviços cruciais da cidade, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Em nota ao Diário do Transporte, a prefeitura diz que o político vai protocolar projetos de “interesses de seus eleitores”.
A gestão Ricardo Nunes não informou quando Teixeira volta.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Comunicação, informa que o Secretário Ricardo Teixeira solicitou a exoneração do seu cargo para protocolar projetos de interesse de seus eleitores como vereador na Câmara Municipal. Retornará ao cargo em breve.
O Diário do Transporte noticiou em primeira mão a publicação oficial com a saída de Teixeira neste sábado, 02 de julho de 2022.
No lugar, ainda de acordo com a portaria do prefeito Ricardo Nunes, fica o atual chefe de gabinete da Assessoria Jurídica da SMT, João Batista da Silva.
Relembre:
O Diário do Transporte apurou que este vai e vem tem, entre os motivos, relação com a vaga para suplemente que tinha sido ocupada pelo Missionário José Olímpio (PL).
Além da movimentação na Câmara, a filha de Teixeira poderá se candidatar a uma vaga de deputado nas próximas eleições e o pai deve atuar na campanha. Já existem ações de propaganda discreta a este respeito unindo pai e filha.
Ocorreu uma reformulação na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes que passou a se chamar Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT. Na esteira desta criação em agosto de 2021, Teixeira foi escolhido para chefiar a pasta.
Também foi criada a SETRAM (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana), ligada diretamente à SMT.
Na época, o titular da SETRAM foi Levi Oliveira, até então, secretário de Mobilidade e Transportes.
Hoje está à frente da SETRAM, Gilmar Pereira Miranda, nomeado secretário em fevereiro de 2022, quando, até então, era procurador do município.
Relembre:
Se antes sob uma só secretaria (Mobilidade e Transportes), órgãos cruciais para a vida e deslocamento do cidadão na prática já não se conversavam muito, com a criação de duas secretarias, houve uma divisão a quem tais autarquias têm de responder.
Por exemplo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT e a SPTrans (São Paulo Transporte), que cuida dos ônibus da cidade, responde à SETRAM.
Mesmo com o discurso que de a SMT está em todo o comando e que há a integração de informações entre CET e SPTrans, na prática, ainda quem opera transportes e trânsito têm reclamado muito.
Ações da CET interferem nos trajetos dos ônibus e medidas da SPTrans podem afetar o trânsito. Mas muitas vezes, uma é pega de surpresa, pela outra principalmente em situações que precisam de ações rápidas.
Operadores, em especial do transporte público, dizem que a “sinergia” ideal entre trânsito e transportes ainda é bem distante da realidade.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Tomara que ele volte logo,pois está fazendo ótimos trabalhos como secretario
O DTP é um grande exemplo dessa total bagunça que é a pasta.