Ricardo Teixeira vai voltar ao cargo de secretário de Mobilidade e Trânsito após passar de novo pela Câmara Municipal de São Paulo

Informação é da prefeitura de São Paulo que diz que retorno será “em breve”, sem especificar quando

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

Assim como a nomeação, a exoneração do secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), teve motivação política.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, Teixeira, que já era vereador, volta à Câmara Municipal para depois retornar à pasta que cuida de serviços cruciais da cidade, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Em nota ao Diário do Transporte, a prefeitura diz que o político vai protocolar projetos de “interesses de seus eleitores”.

A gestão Ricardo Nunes não informou quando Teixeira volta.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Comunicação, informa que o Secretário Ricardo Teixeira solicitou a exoneração do seu cargo para protocolar projetos de interesse de seus eleitores como vereador na Câmara Municipal. Retornará ao cargo em breve.

O Diário do Transporte noticiou em primeira mão a publicação oficial com a saída de Teixeira neste sábado, 02 de julho de 2022.

No lugar, ainda de acordo com a portaria do prefeito Ricardo Nunes, fica o atual chefe de gabinete da Assessoria Jurídica da SMT, João Batista da Silva.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/07/02/ricardo-teixeira-deixa-secretaria-de-mobilidade-e-transito-menos-de-um-ano-apos-assumir-a-pasta/

O Diário do Transporte apurou que este vai e vem tem, entre os motivos, relação com a vaga para suplemente que tinha sido ocupada pelo Missionário José Olímpio (PL).

Além da movimentação na Câmara, a filha de Teixeira poderá se candidatar a uma vaga de deputado nas próximas eleições e o pai deve atuar na campanha. Já existem ações de propaganda discreta a este respeito unindo pai e filha.

Ocorreu uma reformulação na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes que passou a se chamar Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT. Na esteira desta criação em agosto de 2021, Teixeira foi escolhido para chefiar a pasta.

Também foi criada a SETRAM (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana), ligada diretamente à SMT.

Na época, o titular da SETRAM foi Levi Oliveira, até então, secretário de Mobilidade e Transportes.

Hoje está à frente da SETRAM, Gilmar Pereira Miranda, nomeado secretário em fevereiro de 2022, quando, até então, era procurador do município.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/16/gilmar-pereira-miranda-e-o-novo-secretario-de-transporte-e-mobilidade-urbana-da-cidade-de-sao-paulo/

Se antes sob uma só secretaria (Mobilidade e Transportes), órgãos cruciais para a vida e deslocamento do cidadão na prática já não se conversavam muito, com a criação de duas secretarias, houve uma divisão a quem tais autarquias têm de responder.

Por exemplo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT e a SPTrans (São Paulo Transporte), que cuida dos ônibus da cidade, responde à SETRAM.

Mesmo com o discurso que de a SMT está em todo o comando e que há a integração de informações entre CET e SPTrans, na prática, ainda quem opera transportes e trânsito têm reclamado muito.

Ações da CET interferem nos trajetos dos ônibus e medidas da SPTrans podem afetar o trânsito. Mas muitas vezes, uma é pega de surpresa, pela outra principalmente em situações que precisam de ações rápidas.

Operadores, em especial do transporte público, dizem que a “sinergia” ideal entre trânsito e transportes ainda é bem distante da realidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Wilma Mazzola Suave Grassi disse:

    Tomara que ele volte logo,pois está fazendo ótimos trabalhos como secretario

  2. Alex Fontenelle disse:

    O DTP é um grande exemplo dessa total bagunça que é a pasta.

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