Após seis horas com falhas, linha 9-Esmeralda entra em normalização na noite desta quarta (29)
Publicado em: 29 de junho de 2022

Foram duas ocorrências que praticamente se emendaram e causaram transtornos, até mesmo com passageiros andando nos trilhos
ADAMO BAZANI
Esta quarta-feira, 29 de junho de 2022, foi difícil para quem dependeu de transporte público em São Paulo.
Além da greve de ônibus que paralisou 6 mil dos mais de 13 mil coletivos, a linha 9-Esmeralda apresentou dois problemas consecutivos que somaram mais de seis horas de falhas, inclusive com passageiros caminhando nos trilhos.
De acordo com a ViaMobilidade, responsável pelo serviço, por volta das 21h os trens começaram a entrar em normalização.
Entre 14h48 e 16h, a Linha 9-Esmeralda operou parcialmente entre as estações Osasco e Jurubatuba, devido à falha em um trem na região de Grajaú.
Relembre:
Logo em seguida, devido a uma falha em equipamento de rede aérea, as operações passaram a ocorrer com maiores intervalos e circulando por via única na estação Autódromo.
Passageiros reclamaram de superlotação em redes sociais.
Relembre:
O Ministério Público de São Paulo investiga a ViaMobilidade e o contrato de concessão da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) pela má qualidade dos serviços das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A secretaria multou a concessionária em R$ 7,9 milhões e, para minimizar os constantes problemas, foi firmado um convênio de R$ 5 milhões por cinco anos com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pelo qual a estatal cederia materiais e mão de obra para apoio técnico.
A cessão das plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda para a linha 8 já ocorre, mas ainda não teve o valor definido pelo Governo do Estado.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários