ENTREVISTA: Grande Recife vai receber 270 ônibus 0 km Mercedes-Benz para os transportes municipais e metropolitano
Publicado em: 24 de junho de 2022
Maior parte da frota é formada pelo modelo OF 1721, que recebem carroceria Marcopolo; Também há 30 ônibus “Super Padron” de 14 metros
ADAMO BAZANI
OUÇA AQUI:
O passageiro dos sistemas de transportes em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, vai contar com 270 ônibus zero quilômetro da marca Mercedes-Benz, sendo que as primeiras unidades já foram entregues.
A maior parte desta frota, 170 ônibus, foi comprada pelo Grupo Paulo Chaves, sendo 85 para a empresa Caxangá e 85 para a Metropolitana.
A informação é do diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, em entrevista ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 24 de junho de 2022.
A nova frota é para linhas municipais e metropolitanas.
Todos os 170 ônibus para o Grupo Paulo Chaves são do modelo OF 1721, da Mercedes-Benz, com carroceria Marcopolo modelo Torino.
A comercialização ocorreu pela Rodobens Veículos Comerciais, concessionário Mercedes-Benz de Jaboatão dos Guararapes.
Com 45 anos de atuação, o Grupo Paulo Chaves nos últimos dez anos passou a ter apenas ônibus da Mercedes-Benz. Somente na Grande Recife, são aproximadamente 700 veículos, sendo 380 da Caxangá e 320 da Metropolitana.
Na Grande Natal, em Rio Grande do Norte, o mesmo grupo possui 200 ônibus com a empresa Transportes Guanabara.
As demais empresas que adquiriram frota nova na Grande Recife são a Viação Mirim, Transporte Globo, Borborema Imperial e MobiBrasil.
Para estas companhias, a maioria dos ônibus também será de chassis OF 1721, mas há dentro deste total de 270 ônibus Mercedes-Benz, também 30 unidades do “Super Padron” O 500 R, de 14 metros de comprimento, dois eixos, motor traseiro e capacidade para cerca de 100 passageiros cada, dependendo da configuração interna.
Todos os ônibus, tanto de motor dianteiro como traseiro, são dotados de ar-condicionado.
Walter Barbosa acredita que todos os 270 ônibus estejam circulando até novembro.
Segundo o executivo, a crise de falta de componentes eletrônicos que afeta a indústria em todo o mundo atrasou as entregas para a Grande Recife.
“Dado ao cenário global de falta de componentes eletrônicos, houve um atraso. Estes veículos deveriam estar operando em março, mas tivemos de fracionar estas entregas até o próximo mês [julho]. Me refiro aos chassis, mas ainda tem o processo de encarroçamento. A perspectiva é que todos ônibus estejam circulando entre setembro e novembro” – disse.
Confira as características do modelo OF 1721, que responde pela maior parte dos ônibus para a Grande Recife.
OF 1721
Aplicação: Urbano, metropolitano, fretamento e rodoviário de curta distância
Suspensão: Metálica ou Pneumática
Carroceria: Pode receber carrocerias de até 13,2 m
Motorização: Motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm.
Freios: Freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS
Transmissão: Caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo
Itens de destaque: Polia adicional para ar-condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS).
Opcionais destacados: Tacógrafo digital, retarder (para versão pneumática) e limitador de velocidade.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Esses onibis 14 metros 0-500 da mobi são marcopolo ou caio?