Greve de ônibus em São Paulo: Empresas de ônibus vão pedir antecipação do dissídio para esta terça (14)
Publicado em: 14 de junho de 2022
Julgamento foi marcado para amanhã, objetivo é evitar transtornos na parte da tarde
ADAMO BAZANI
O SPUrbanuss, que representa as empresas de ônibus dos subsistemas estrutural e de articulação regional da capital paulista, informou há pouco que vai pedir ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) a antecipação para esta terça-feira (14) do julgamento do dissídio da greve.
O julgamento foi marcado para amanhã, mas com a tentativa de antecipação, o objetivo é evitar transtornos na parte da tarde.
Em nota, o sindicato dos empresários disse lamentar o não cumprimento de frota mínima
_O SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo lamenta a paralisação dos serviços de transporte promovida pelos Sindicato de Motoristas e Cobradores, que decidiram desrespeitar uma ordem judicial, que determinou a circulação de 80% da frota.
As negociações estavam em bom andamento, com reuniões e discussões que se estenderam até a noite do dia 13. Apesar de as empresas darem o índice de correção dos salários reivindicado, os empregados se mostraram irredutíveis em continuar as negociações.
As empresas ex-cooperativas não pararam porque os membros não são filiados ao Sindmotoristas e porque muitos condutores são donos dos ônibus em que trabalham.
Greve de ônibus em São Paulo nesta terça (14): ex-cooperativas funcionam, rodízio suspenso e cidadão enfrenta transtornos
Publicado em: 14 de junho de 2022
Reunião na noite de segunda-feira (13) não teve acordo
ADAMO BAZANI
Uma greve de ônibus atinge a cidade de São Paulo nesta terça-feira, 14 de junho de 2022.
Para tentar minimizar os impactos, a prefeitura suspendeu o rodízio municipal de veículos, podendo circular carros com placas de finais 3 e 4, tanto no período da manhã como no da tarde. De acordo com portaria publicada em Diário Oficial, nesta quarta-feira (15), o rodízio estará suspenso em caso de a greve continuar. Se a greve for suspensa hoje, o rodízio é normal amanhã. (veja mais abaixo).
Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de ônibus, a Justiça do Trabalho, no dia 31 de maio, determinou a circulação de 80% da frota nos horários de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil ao Sindimotoristas.
A SPTrans diz que solicitar à Justiça a cobrança desta multa, além de autuar as empresas pelo não cumprimento das viagens.
Durante a madrugada, das 150 linhas do Servirço Noturno, 104 não operaram.
A partir das 4h, ainda de acordo com a SPTrans, a operação em todas as garagens dos grupos estrutural e de articulação regional (empresas tradicionais) foi interrompida.
O Grupo Local de Distribuição (ex-cooperativas) não foi afetado.
O Terminal Grajaú, na Zona Sul da cidade, foi fechado após manifestantes utilizarem dois ônibus para interromper o fluxo de veículos, de acordo com a SPTrans.
Para tentar minimizar os impactos da greve de ônibus em São Paulo, a SPTrans (São Paulo Transporte) informou que no Terminal Campo Limpo, 12 linhas estão sendo estendidas até a Vila Sônia, onde os passageiros podem realizar a integração com o Metrô. As linhas que vão até o Terminal Vila Nova Cachoeirinha estão levando os passageiros até o Metrô Barra Funda.
A medida é possível porque as empresas do Grupo Local, que são as ex-cooperativas, operam normalmente.
Em nota, o SPUrbanuss, que reúne as empresas estruturais e de articulação, diz lamentar a postura do Sindimotoristas
O SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo lamenta a paralisação dos serviços de transporte promovida pelos Sindicato de Motoristas e Cobradores, que decidiram desrespeitar uma ordem judicial, que determinou a circulação de 80% da frota.
As negociações estavam em bom andamento, com reuniões e discussões que se estenderam até a noite do dia 13. Apesar de as empresas darem o índice de correção dos salários reivindicado, os empregados se mostraram irredutíveis em continuar as negociações. O SPUrbanuss lembra que já há julgamento do dissidio marcado para esta quarta-feira, dia 15, no TRT.
FAIXAS E CORREDORES:
A Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) decidiu liberar o uso de faixas de ônibus e corredores de ônibus para carros de passeio enquanto durar a greve no transporte coletivo urbano.
A decisão se deve à greve de ônibus que causa impactos em todas as regiões da cidade.
Os agentes da CET vão monitorar o trânsito nas ruas e avenidas de grande movimento para evitar maiores congestionamentos.
Para minimizar um pouco os impactos, o rodízio de veículos que afetaria carros com placas finais 3 e 4 foi suspenso nesta terça (14).
Entretanto, a restrição para placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) continuam valendo normalmente.
Relação de empresas com a operação paralisada em suas garagens:
– Santa Brígida (Zona Norte);
– Gato Preto (Zona Norte);
– Sambaíba (Zona Norte);
– Express (Zona Leste);
– Viação Metrópole (Zona Leste);
– Ambiental (Zona Leste);
– Via Sudeste (Zona Sudeste);
– Campo Belo (Zona Sul);
– Viação Grajaú (Zona Sul);
– Gatusa (Zona Sul);
– KBPX (Zona Sul);
– MobiBrasil (Zona Sul);
– Viação Metrópole (Zona Sul);
– Transppass (Zona Oeste); e
– Gato Preto (Zona Oeste).
Relação das empresas operando normalmente – Grupo Local de Distribuição
– Norte Buss (Zona Norte)
– Spencer (Zona Norte)
– Transunião (Zona Leste)
– UPBUS (Zona Leste)
– Pêssego (Zona Leste)
– Allibus (Zona Leste)
– Transunião (Zona Sudeste)
– MoveBuss (Zona Leste)
– A2 Transportes (Zona Sul)
– Transwolff (Zona Sul)
– Transcap (Zona Oeste)
– Alfa Rodobus (Zona Oeste)
Na tarde desta segunda-feira (13), uma audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) terminou sem acordo, com o dissídio sendo marcado para quarta-feira (15).
Veja as propostas:
– Terceira proposta (13 de junho)
Numa terceira proposta neste dia 13 de junho de 2022, as empresas ofereceram os 12,47% de reajuste nos salários e vale refeição pedidos pela categoria, só que a partir de outubro. Os trabalhadores querem a partir de maio, que é a data-base. Os motoristas e cobradores também insistem no PLR e 100% hora extra.
– Segunda proposta (09 de junho)
Na quinta-feira, 09 de junho de 2022, foi apresentada uma segunda proposta por parte das empresas de ônibus: 10% de reajuste salarial em parcela única em outubro.
– Primeira proposta (03 de junho)
A primeira proposta era de reajuste de 10% de reajuste e somente sobre os salários: 4% agora, 4% em setembro de 2% no fim do ano, que também não agradou a categoria.
Os motoristas chegaram a uma paralisação foi anunciada para 06 de junho de 2022, mas foi suspensa após uma audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para continuar as negociações.
Relembre:
As reivindicações iniciais da categoria foram:
– Reajuste Salarial de 12,47%, mais aumento real;
– Vale Refeição de R$ 33,00 (unitário);
– Equiparação de todos os benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do sistema complementar (empresas novas);
– Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de R$ 2.500,00;
– Fim das escalas com uma hora para refeição sem remuneração;
– Reajustes nos valores dos benefícios: Auxílio Funeral, Seguro de Vida, – Convênio Médico e Odontológico etc;
– Adequação das nomenclaturas do Plano de Carreira do Setor de Manutenção, equiparação salarial e promoção para funcionários e funcionárias Fora de Função.
Os transportes metropolitanos foram reforçados, mas não adiantou muito, em plena greve, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que são as mais movimentadas, operaram desde cedo com velocidade reduzida.
Veja em:
Para atender aos cidadãos da cidade de SP, em virtude da greve dos motoristas dos ônibus municipais, os Transportes Metropolitanos irão antecipar a oferta máxima de trens em circulação e ampliar o horário de pico. Metrô, CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade estarão com trens reservas em condições operacionais em todas as linhas para o atendimento à demanda.
Já a EMTU poderá prestar apoio à SPtrans pelo sistema Paese caso seja solicitado. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site http://www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android.
Veja ata do TRT:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes