SPTrans contrata empresa para ação de desapropriação de áreas destinadas à implantação do novo trecho do corredor Leste Itaquera

Corredor será implantado entre o Terminal Carrão e a Avenida Aricanduva. Reprodução Google Maps

Equipamento será implantado na Av. Itaquera, entre o Terminal Carrão e a Avenida Aricanduva; desapropriações atingirão 4,2 mil metros quadrados de terrenos particulares

ALEXANDRE PELEGI

A SPTrans – São Paulo Transporte S/A, gerenciadora do sistema de transporte coletivo da capital, autorizou a contratação da empresa Pullin e Campano Consultores Associados Ltda. para auxiliar a elaboração de material necessário para instruir ação de desapropriação das áreas declaradas de utilidade pública para implantação do Corredor Itaquera.

O valor total do contrato é de R$ 98.550,00, com validade para 240 dias.

Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, no dia 11 de fevereiro de 2022, abriu dois processos de desapropriação para implantação de equipamentos de transporte coletivo de passageiros da capital. Relembre: Prefeitura de SP inicia processos de implantação do Terminal Cocaia, na Billings, e da continuação de parte do corredor Leste Itaquera

Um dos decretos, de nº 61.044, declarou de utilidade pública imóveis particulares situados no Distrito do Carrão, Subprefeitura de Aricanduva, contidos em área de 4.278,77m².

As áreas a serem desapropriadas se destinam ao novo trecho do corredor Leste Itaquera, projetado para ser implantado na Av. Itaquera, entre o Terminal Carrão e a Avenida Aricanduva.

Veja o trecho destacado no mapa:

 

A obra completa do Corredor Leste – Itaquera interliga ao Corredor Leste – Aricanduva e Corredor Leste – Radial, Terminal Urbano Itaquera e à linha do Metrô, Linha 3 – Vermelha e Linha 11 – Coral da CPTM.

O Corredor Itaquera-Líder consta na Meta 46 do Plano de Metas da prefeitura de São Paulo, para o quadriênio 2021-2024. Esta meta propõe viabilizar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus, com a extensão, em quilômetros, de trechos com obras iniciadas em novos corredores.

Além do Itaquera-Líder constam os corredores Celso Garcia; Itaim – São Mateus; Miguel Yunes; e corredor Nossa Senhora do Sabará.

TRECHO LICITADO

Como mostrou o Diário do Transporte, a SPTrans abriu licitação para as obras complementares do corredor de ônibus Leste-Itaquera no dia 09 de abril de 2022.

Na Planilha Resumo das intervenções que deverão ser contratadas, cujo valor total é estimado pela SPTrans em R$ 37,6 milhões, estão discriminadas obras civis em três trechos do Corredor Leste-Itaquera:

– na Avenida Itaquera (etapa 2), com início após cruzamento com a avenida Aricanduva e fim no cruzamento com a avenida Waldemar Tietz, próximo à Praça Francisco Daniel Lopes;

– na Avenida Itaquera (etapa 2), com início no cruzamento com a rua Waldemar Tietz X Praça Francisco Daniel Lopes e término na rua Manoel Cardoso; e

– Avenida Líder.

Além das obras civis, estão previstos outros itens, como serviços ambientais e acompanhamento técnico; projetos e serviços técnicos; e administração local.

Nas obras civis deverão ser realizadas, a depender do trecho, intervenções de terraplanagem, pavimentação, muros de contenção, drenagem, paradas e acessibilidade, paisagismo e manejo, sinalização viária, e até a instalação de equipamentos de ginástica e playground.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta