Motoristas de ônibus de Guarulhos (SP) aprovam estado de greve

Trabalhadores não aceitaram proposta de 10% de reajuste parcelado em duas vezes

ADAMO BAZANI

Os motoristas e demais funcionários do sistema de ônibus de Guarulhos e região, na Grande São Paulo, decretaram em assembleia realizada nesta terça-feira, 07 de junho de 2022, estado de greve.

Não significa greve geral neste momento, mas o indicativo da possibilidade de paralisação de ônibus caso nas negociações não avancem. Entretanto, algumas manifestações e reduções de frota podem ocorrer.

De acordo com o Sincoverg, sindicato da categoria, os trabalhadores recusaram proposta das empresas de ônibus de reajuste salarial de 10%, dividido em duas vezes: 5% incorporados ao salário a partir de outubro deste ano e o restante a partir de fevereiro de 2023.

Além disso, ainda segundo a entidade sindical, as viações não ofereceram correção do valor do tíquete e nem PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Os trabalhadores pedem reposição da inflação mais um aumento real, reajustes nos benefícios nas mesmas proporções que nos salários, além da PLR.

Em nota, o Sincoverg diz que o “interesse dos trabalhadores é e sempre será o de manter os serviços à população, mas caso não tenha suas justas reivindicações atendidas, não restará saída a não ser fazer valer seu direito e entrar em greve”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Jose De Vasconcelos Pinto disse:

    É então, ano de eleição, sempre a mesma. Fiquem alerta o por que dessas greves

  2. Fábio Lucena da Silva disse:

    Minha opinião é q os motoristas devem primeiro se preocupar com suas responsabilidades, eles não cumprem os horários, trata os passageiros com muita grosseria, não concordo com o aumento.

  3. CELIO NASCIMENTO DA SILVA disse:

    Alguém como você, que generaliza uma categoria inteira baseado em sua própria igoista, deve saber sobre o trabalho do profissional do volante.
    Pq. Você não tenta acompanhar o dia a dia de um motorista de ônibus pelo menos uma vez, de preferência na periferia.
    Quanto a responsabilidade, são os motoristas de ônibus que carregam você, amigos e familiares o dia todo e muitas vezes somos obrigados a dormir na rua por não ter condução para nós levar para casa.
    Antes de falar de motorista de ônibus, procura conhecer mais.
    Acredito eu que você tenha seu próprio salário sem precisar de ninguém para revindicar qualquer tipo de aumento ou benéfico.
    Não ti crítico, você é só mais um que falar o que quer. Pensando só em se próprio.
    Que Deus te abençoe sempre e que você nunca venha precisar passar pelo que nós motorista de ônibus passarmos.

  4. Silvio disse:

    Infelizmente um cargo como vcs motorista o único no mundo q se responsabiliza por cd fio de cabelo ou nariz de pessoas q ao adentrar ou sair do veículo sem haver nenhum danos, q leva milhares de doentes até os hospitais TDS os dias, enfim TD responsabilidade de trafegar uma nação estão em suas mãos… deveria sim não menosprezando o maquinista de metrô de trem , avião etc…. Mas estar entre eles …ser bem recompensado digno de TD responsabilidade… infelizmente uma classe esquecida pelo Presidente , governo, Prefeito etc …desejo o melhor pra vcs …

  5. EU disse:

    Este sindicato pertence ao partido dos trabalhadores, em ano de eleição é assim mesmo.
    Sobre dormir na rua, tenho minhas duvidas pois já vi muitos ônibus levar os motoristas para os pontos próximos a suas residências e grande maioria dos motoristas possuem seu veículo proprio.

Deixe uma resposta