Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico a autoridades argentinas, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Ao todo, 100 encomendas do chassi elétrico eO500U já estão programadas para entrega ao mercado brasileiro. Foto: Divulgação / Mercedes-Benz.

Chassi eO500U chegará ao mercado no segundo semestre deste ano

JESSICA MARQUES

Nesta semana, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca a autoridades argentinas. A apresentação ocorreu durante uma visita na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O chassi eO500U chegará ao mercado no segundo semestre deste ano, conforme informado pela fabricante.

A programação de atividades envolveu visita à linha de montagem de caminhões. Foram apresentados, no local, conceitos da Indústria 4.0.

O eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no Brasil, foi apresentado na área de Engenharia.

ENCONTRO

A delegação contou com a presença de Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil; e Fernando Espinoza, prefeito de La Matanza, distrito da Província de Buenos Aires onde se localiza a unidade industrial da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus na Argentina.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, também participou do encontro. A delegação visitante, com cerca de 15 pessoas, contou também com a presença de Debora Giorgi, Secretária de Produção de La Matanza.

Achim Puchert, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, e Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, foram os anfitriões do encontro, que contou ainda com a presença de Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil; Sebastián Gysin, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina; e Tomás Cociancich, Especialista em Assuntos Públicos da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina.

“Nosso ônibus elétrico e nossa Fábrica 4.0 são exemplos dessa contribuição inovadora. Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para estreitar nossos laços de cooperação entre as importantes atividades da Mercedes-Benz do Brasil e da Argentina”, disse Achim Puchert.

ENCOMENDAS

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, 100 encomendas do chassi elétrico eO500U já estão programadas para entrega ao mercado brasileiro.

Relembre: Mercedes-Benz tem 100 encomendas do chassi elétrico eO500U

“O mercado brasileiro aguarda com grande expectativa pelo chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz a partir do segundo semestre”, afirmou também Achim Puchert. “Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade aos nossos clientes”.

Esse primeiro chassi de ônibus elétrico a bateria é um veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. Além disso, foi testado na Alemanha, pela Daimler.

“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte. Agora, alinhado às demandas de clientes e da sociedade, acrescentamos a tecnologia elétrica às nossas soluções”, considerou Achim Puchert. “Assim, a operação brasileira se alinha à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG – Meio Ambiente, Ações Sociais e Governança Corporativa. “Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade”.

A empresa destinou cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Mariana Tratoria Spectaculare disse:

    A matéria tava ótima, até ver o nome de orlando morando. Me deu ânsia de vômito.

  2. Ricardo Paiva disse:

    Parabéns pelo novo projeto do ônibus O500U elétrico, sou aposentado da MBB trabalhei com muito orgulho e satisfação nessa montadora, que me proporcionou tudo que precisei, vesti essa camisa mesma com orgulho, e vestiria de novo se fosse preciso, muito obrigado a todos.

Deixe uma resposta