Geração 8 introduz novo conceito no interior dos ônibus rodoviários brasileiros

– Design vencedor do IF Design Award 2002 proporciona mais sofisticação, aconchego e harmonia

– Fabricante focou na experiência do passageiro

A Geração 8 de ônibus rodoviários da Marcopolo continua a transformar o transporte brasileiro. A nova linha introduz novidades no design interno dos veículos, que passaram a ter interior mais sofisticado, harmonioso, aconchegante e “clean”.

Tudo no interior da Geração 8 é novo. Poltronas, porta-pacotes, porta-focos, iluminação interna, acabamentos laterais, pisos e sanitário. Todos esses itens desenvolvidos para aprimorar a experiência do passageiro.

“Ao ingressar em um modelo da Geração 8, o cliente percebe a mudança, adentrando a um ambiente muito parecido com o acabamento consagrado pelo setor automotivo, com cores sóbrias e harmoniosas,”, explica André Lucena, responsável pela área de Design da Marcopolo.

Segundo o executivo, quando se pensa em uma nova geração de ônibus, o design externo é o que se destaca mais para os clientes e usuários, mas é no interior do veículo que o passageiro viaja e passa várias horas. Então no G8, a Marcopolo focou na experiência do passageiro.

Mesmo antes do lançamento para o mercado, em diversas clínicas e apresentações os operadores clientes da Marcopolo as principais percepções foram de que o ambiente interno ficou muito mais harmonioso, com mais conforto visual e convidativo.

Para garantir mais segurança e conforto durante o embarque, o corrimão é integrado, com perfil inteiriço e uniforme. A porta de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros recebeu novo desenho, com vedação adicional para ampliar o conforto acústico. O sistema de fechadura e rodízios também foram remodelados, com a utilização de rolamentos e autocompensadores, que tornam o funcionamento mais suave, seguro e de menor esforço.

Poltronas projetadas para mais conforto

No caso das poltronas, a Marcopolo desenvolveu novos modelos, com plano de corte diferenciado e a aplicação de tecnologia na definição dos materiais, com tecido navalhado (amplamente utilizado nos automóveis), material visco elástico e neoprene em locais estratégicos e funcionais. Por intermédio de estudos, foi possível desenvolver um novo conceito de distribuição das composições das espumas nas partes de contato com o corpo, como o assento e o encosto, com elementos verticais que valorizam o conforto, sobretudo em longas viagens. O sistema de reclinação também é completamente novo, com a adoção de amortecedores, com acionamento mais fácilacessível, suave e que permite infinitas posições, de acordo com o biotipo do usuário.

As cabeceiras também ganharam novo desenho, muito mais funcional, com “orelhas” pronunciadas para acomodar melhor a cabeça do passageiro e proporcionar mais ergonomia e relaxamento.

“Nas nossas poltronas leito e leito cama, reconhecidas como as melhores do mercado, buscamos a diferenciação no corte e padronagem dos tecidos para que fossem exclusivas e proporcionasse um conforto intangível para o cliente do nosso cliente. Também ganharam posponto aparente para criar mais sofisticação ainda ao produto”, destaca Lucena.

Porta-pacotes com conceito minimalista

Os novos porta-pacotes foram desenvolvidos com conceito minimalista, com formato e estrutura “slim” (alongada e fina) para, ao mesmo tempo, oferecer mais espaço para as bagagens de mão e compor visualmente com todo esse novo ambiente interno. Os corrimãos foram redesenhados e acompanham o visual do interior, assim como os porta-focos, mais harmoniosos e com fácil e imediata visualização da numeração das poltronas para que os passageiros encontrem rapidamente o seu lugar. Os porta-focos além do novo design, passaram a ter acionamento “touch”, com material de toque suave e botões de silicone para mais sensibilidade.

Conforto visual

A iluminação interna é outro diferencial dos novos G8 Marcopolo. O salão de passageiros ganhou sistema de iluminação em LED com diversas configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário para ampliar a sensação de bem-estar, conforto visual, acolhimento e relaxamento.

Sanitário funcional

A diferenciação, o conforto e a funcionalidade se destacam também no novo sanitário, projetado para criar um ambiente funcional. A decoração interna ganhou novas cores e design para proporcionar uma experiência mais agradável, como a pia de aço inox, que facilita limpeza e confere durabilidade, e a instalação de apoios no interior para auxiliar o passageiro e dar segurança durante o uso do sanitário.

O interior é climatizado com ar-condicionado, conta com porta plana com sistema de fechamento automático e descarga com sistema Ecoflush, com a opção de sucção a vácuo, como a adotada em aviões para melhor eficiência e eliminação de possíveis odores. A iluminação natural foi ampliada, com janelas cinco vezes maiores, assim como o espelho maior para complementar a sensação de amplitude

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. João Machado Braga disse:

    MT bom precisa mesmo dar mais conforto aos passageiros. E com relação ao ar condicionado. Ser um ar ambiente. MTS vezes tem que levar coisas pra cobrir de tão gelado

  2. Roberto dos santos costa disse:

    E os onibus com tres corredores…??? Nao será introduzido não??

  3. José Luiz de Brito disse:

    Realmente precisa mudar o conceito de viagem não só nos ônibus, mas nas paradas onde precisa ter banheiro limpo, restaurante adequado para motivar mais o passageiro, assim passará a deixar o carro na garagem e viajar mais de ônibus

  4. João Cleiton Ribeiro disse:

    Todo o conseito de melhorias foi feito pensando só mente no passageiro ,pois para o motorista sobrou o mau cheiro do banheiro fica impreguinado na cabine ,a cama para o descanso em alguns modelos não passa de 1mt 60 cm onde na maioria dos condutores tem tamanho superior a medida ,fora as panes do gs ,bs e por aí vai com o painel não correspondendo as funções necessárias.
    Digo isso porque trabalho e vivo todos esses problemas na empresa catedral.

  5. José Carlos Gomes De Melo disse:

    Os ônibus da Marcopolo além de confortáveis são lindos

  6. FRANCISCO SOARES BARRADAS FILHO disse:

    O Passageiro é que precisa de conforto e segurança vcs estão de parabéns. Principalmente as pessoas que gostam de viajar com tranquilidade.

  7. Wagner disse:

    Parabéns à Marcopolo e ao time de profissionais que a compõe. Nestas horas dá orgulho de ser brasileiro.

  8. Rafael Laert disse:

    É isso que nós passageiros estamos precisando. De mais conforto principalmente em viagens de longa distância. Espero que ao menos aqui na Bahia as empresas pensem um pouco mais para os seus clientes passageiros .principalmente uma tal empresa que se chama novo horizonte que não respeita seus usuários colocando carroças para ser usado em viagens longas nos deixando sem conforto algum .

Deixe uma resposta