“A Transitar acompanhou todos os períodos da pandemia e as necessidades do transporte. Gradativamente, desde março de 2020, os horários de atendimento da população precisaram ser ajustados conforme as publicações dos decretos da saúde e com a demanda de passageiros, que sofreu redução. Com as flexibilizações, aos poucos os usuários começaram a voltar, desde estudantes à cooperativas, que desde o inicio da pandemia vinham utilizando serviço de fretamento e, agora, retornam ao sistema com atendimento inclusive na madrugada”, detalha.
A Prefeitura pontua que, em abril deste ano, por exemplo, as 59 linhas transportaram uma média diária de 53.230 passageiros em dias úteis. Em domingos e feriados, essa média ficou em 14.821/dia.
No comparativo com o mês de abril de 2020, no auge da pandemia, a média diária chegou a cair para 5,2 mil passageiros, período em que o transporte público ficou restrito a trabalhadores da saúde e atividades essenciais.
“O objetivo com a retomada dos horários, além de melhorar o atendimento dessa demanda de passageiros, é também contribuir com o desenvolvimento econômico, uma vez que ao ofertar a possibilidade de transporte aos trabalhadores, oferece-se acesso a outros serviços públicos e privados e, até mesmo, ao lazer”, acrescenta Larissa.
No dia 1º de maio desde ano o transporte coletivo foi ampliado até as 23h30; e aos domingos e feriados até 22h30. Em dias úteis os ônibus estão circulando entre 5h e 23h59 desde o dia 9 de agosto de 2021.
Confira os novos horários de operação:
– Segunda a sexta: Das 5h até por volta de 00h30
– Sábados: Das 5h até por volta de 00h00
– Domingos e feriados: Das 5h40 até por volta de 00h00
– Horários e itinerários estarão disponíveis no site da Transitar.
– A Ouvidoria do Transporte Coletivo atende em horário comercial para dúvidas e sugestões por aplicativo de mensagem no número: 9119-9478.
TARIFA
Também nesta quarta, a tarifa de ônibus na cidade sofrerá aumento.
Relembre: Cascavel (PR) aumenta tarifa do transporte público para R$ 4,50 a partir de 1º de junho