Grupo Arriva anuncia Instituto Emissão Zero com foco inicial nas frotas de ônibus
Publicado em: 29 de maio de 2022

Arriva Plc é um grupo britânico, subsidiária da Deutsche Bahn, com empresas de transporte público espalhadas em 14 países da Europa
ALEXANDRE PELEGI
O Grupo Arriva acaba de anunciar o lançamento do Instituto Emissão Zero (Zero Emission Institute).
O Instituto será uma central de conhecimento e experiência para avançar na implantação de combustíveis alternativos de emissão zero, com foco inicial nas frotas de ônibus da Arriva.
O Arriva Plc é um grupo britânico, subsidiária da Deutsche Bahn.
Com atuação em transportes públicos, possui participações em empresas do setor em 14 países da Europa. O grupo tem atuação diversificada, e um foco na sustentabilidade.
Sua empresa operadora de trens Chiltern lançou o primeiro trem de passageiros HybridFlex de 100 mph na rede ferroviária nacional do Reino Unido. O produto é resultado de uma parceria de quatro anos entre Chiltern Railways, Porterbrook e Rolls-Royce.
A Arriva London, por exemplo, é uma das maiores operadoras de ônibus de Londres, atuando na capital do Reino Unido desde 1980. Atualmente fornece cerca de 18% dos serviços de ônibus da capital, operando cerca de 100 rotas sob contrato com a TfL (Transport for London).
O Zero Emission Institute da Arriva planeja estabelecer parcerias com outras organizações, como empresas de energia verde, instituições acadêmicas, inovadores tecnológicos, engenheiros, designers de veículos e fabricantes, com a finalidade de aproveitar o conhecimento existente da empresa nas mais recentes tecnologias de emissão zero.
O foco inicial do Grupo Arriva será na transição da frota de ônibus. Em Londres, por exemplo, a frota de 1600 veículos inclui mais de 400 veículos híbridos, pouco menos de 300 New Routemasters (tradicional modelo que marcou a história do transporte londrino) e mais de 30 ônibus elétricos, número que deverá aumentar nos próximos anos. Cerca de 85% da frota são de dois andares.
Para a Anne Hettinga, Membro do Conselho do Grupo Arriva e Diretora Administrativa da Holanda, este é um grande momento para a empresa, pois permite consolidar toda a experiência. “Sinto-me orgulhosa de tudo o que já foi alcançado, mas agora devemos procurar acelerar a descarbonização na Europa e o transporte de passageiros será fundamental para isso”, destaca.
Matt Greener, diretor do Zero Emission Institute, ressalta que as soluções sustentáveis de transporte de passageiros são um componente crítico da jornada para o net-zero e a parceria será a chave para alcançar isso.
Uma política de net-zero significa zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa. Trata-se de reduzir as emissões de gases de efeito estufa com a meta de se alcançar a neutralidade de carbono, ou o net-zero.
Matt Greener destacou o papel que têm governos, autoridades locais, operadores, fabricantes, acadêmicos, engenheiros e fornecedores de energia. “Eles precisarão se unir para inovar e resolver desafios para garantir uma transição mais rápida. Estou animado com o papel da minha equipe e a contribuição que faremos sob a bandeira do nosso Zero Emission Institute”, destacou Greener.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários