Diário no Sul

Princesa dos Campos compra 30 novos ônibus Volvo com carroceria Busscar

Aquisição foi por meio do Banco Volvo. Foto: Divulgação / Volvo.

Frota da empresa é de 267 veículos com idade média de seis anos

JESSICA MARQUES

A Expresso Princesa dos Campos, empresa paranaense de transporte de passageiros e de encomendas, comprou 30 novos ônibus.

Os veículos possuem chassi Volvo e carroceria Busscar Vissta Buss.

Segundo a fabricante Volvo, os modelos de chassi são divididos em dois lotes.

Ao todo, são 14 Volvo B450R+ e 16 Volvo B340R+, para operação nas suas rotas intermunicipais no Paraná.

Na empresa, mais de 80% dos ônibus são Volvo. Com as novas unidades, a frota total chega a 267 veículos com idade média de seis anos.

A compra foi por meio do Banco Volvo.

DETALHES DOS MODELOS

Segundo a Volvo, um dos novos modelos da Princesa dos Campos vem equipado com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca.

O SSA oferece recursos como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, com radar e câmera que monitoram veículos e obstáculos à frente por meio de aviso sonoro e visual. Possui também o “Aviso de Mudança de Faixa”, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas.

Outros recursos são o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (uma barra vermelha de luzes de Led projetada no para-brisa avisa o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo); “Piloto Automático Adaptativo” (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura); e “Assento Vibratório” (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca).

Os novos ônibus da Princesa dos Campos são da nova geração de chassis rodoviários Volvo, lançada no final de 2021.

De acordo com a fabricante, são para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais.

“Os modelos R+ incorporam uma nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo. Conjugados, esses recursos garantem até 5% de economia em combustível, a depender da rota. O pacote de novidades inclui ainda um aprimorado Sistema de Segurança Ativa e novas funcionalidades do aplicativo Volvo Bus Connect”, detalhou a Volvo, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Carlos Silva disse:

    Empresa que só trabalha com monopólio com preços abusivos no Paraná e não aguenta concorrer em linha interestadual com as outras

Deixe uma resposta