Araçoiaba da Serra homologa ARD Transportes por R$ 1,69 milhão em licitação de aluguel de ônibus para transporte urbano e rural

Município de 34 mil habitantes pertence à Região Metropolitana de Sorocaba. Foto: Google Maps

Empresa fornecerá cinco ônibus, três micro-ônibus e uma van por prazo de 12 meses; prefeitura é quem opera o serviço

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Araçoiaba da Serra, município de 34 mil habitantes pertencente à Região Metropolitana de Sorocaba, no interior de São Paulo, publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 10 de maio de 2022, a homologação do Pregão Presencial para a contratação do aluguel de ônibus urbanos para o transporte urbano e rural.

A empresa ARD Transportes Ltda ofereceu o melhor preço (R$ 1.691.760,00) para locação dos veículos “Tipo Ônibus Urbano”.

Conforme definido em edital, a empresa deverá disponibilizar à prefeitura nove veículos providos com estrutura física de catraca e controle de acesso com bilhetagem eletrônica.

A frota total é composta de cinco ônibus, três micro-ônibus e uma Van com mecanismo de acessibilidade.

A locação dos ônibus ocorre porque a cidade não conseguiu concluir a concessão das linhas e o sistema ficou sob intervenção do poder público a partir de fevereiro de 2020.

Com o fim da intervenção e da concessão, e com a retomada da prestação de serviço de transporte público pelo município, a prefeitura alega não dispor de frota própria para execução do serviço.

Como o município ainda estuda a melhor forma de prestação do transporte público, a ser implementada nos próximos anos, e o serviço precisa se manter sem interrupção, a prefeitura optou por assumir.

A contratação de empresa de locação de veículos deverá vigorar, de acordo com o Edital, “enquanto perdurar os estudos e levantamentos até elaboração do novo modelo de contratação e operação do transporte público do Município”.

Como mostrou o Diário do Transporte, este é o segundo ano em que Araçoiaba da Serra faz esse tipo de licitação. Relembre:

Araçoiaba da Serra (SP) homologa empresa vencedora de licitação para locação de ônibus urbanos

O desenho atual do sistema tem mais de 20 anos, caracterizado por forte desequilíbrio econômico-financeiro. Nesse período, a prefeitura firmou contrato de concessão com a Viação Piracema de Transportes Ltda, com as subconcessões posteriores transferindo a prestação dos serviços para a empresa Auto Viação Marchiori Ltda., e depois para a empresa Santa Fé.

Em fevereiro de 2021 a prefeitura começou a alugar ônibus para manter o serviço ativo.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta