Araçoiaba da Serra (SP) homologa empresa vencedora de licitação para locação de ônibus urbanos

Ônibus da empresa Santa Fé, que sofreu intervenção da prefeitura em fevereiro de 2020. Foto: Wesley Kelvin Batista

Veículos serão utilizados para o serviço de Transporte Público Coletivo Urbano e Rural do município

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Araçoiaba da Serra, município de 34 mil habitantes pertencente à Região Metropolitana de Sorocaba, no interior de São Paulo, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, a homologação do Pregão Presencial para a contratação do aluguel de seis ônibus urbanos.

A empresa ARD Transportes Ltda ofereceu o melhor preço (R$ 152 mil) para locação dos veículos “Tipo Ônibus Urbano” para atender o Transporte Público Coletivo Urbano e Rural do município. Desta forma, foi considerada a vencedora do certame.


A abertura do certame estava prevista anteriormente para 19 de outubro de 2020, quando foi suspensa pela prefeitura em atenção à determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A prefeitura atendeu às considerações do Tribunal, retificou o edital e reabriu os prazos da licitação, marcando a data da realização do Pregão eletrônico para 11 de fevereiro de 2021, às 09h30.

De acordo com a justificativa de licitação publicada em 2020, a locação dos ônibus ocorre porque a cidade não conseguiu concluir a concessão das linhas e o sistema está sob intervenção do poder público desde fevereiro daquele ano.

O desenho atual do sistema é de 20 anos atrás, e sofre com o forte desequilíbrio econômico-financeiro. Nesse período, a prefeitura firmou contrato de concessão com a Viação Piracema de Transportes Ltda, com as subconcessões posteriores transferindo a prestação dos serviços para a empresa Auto Viação Marchiori Ltda., e depois para a empresa Santa Fé.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta