Linha 8 (ViaMobilidade) opera com intervalos de até 20 minutos nesta quinta (21)

Motivo são obras em trechos da via; demais meios de transportes metropolitanos seguem escalas de domingo

ADAMO BAZANI

Os intervalos dos trens da linha 8-Diamante, operados pela ViaMobilidade, estão neste feriado de Tiradentes, 21 de abril de 2022, de até 20 minutos entre as estações Itapevi e Barueri e de 10 minutos no trecho Barueri a Júlio Prestes.

Por isso o passageiro que precisa dos serviços deve se programar.

O motivo são obras de melhoria e ações de manutenção programadas e comunicadas pela concessionária.

Na linha 9, apesar de haver também intervenções, os intervalos seguem as escalas de domingo, por ser feriado, mas sem alterações.

TRANSPORTES METROPOLITANOS:

Por causa do feriado, os ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Metrô operam com escalas de domingo e maiores intervalos,

Veja:

CPTM – Na quinta-feira (21/04), todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com intervalos médios programados para domingo. Na sexta (22/04), a operação será de um dia útil normal. Nos dias 23 e 24/04, os intervalos médios serão os normais programados para sábado e domingo, respectivamente. Havendo necessidade, a companhia terá trens à disposição nos horários de pico.

EMTU – No feriado de Tiradentes (21/04), a operação de todas as linhas será equivalente à programação de domingo. No dia 22/04, os serviços seguirão a programação de sábado, com reforço em algumas linhas na Baixada Santista. Já nos dias 23 e 24/04, a programação será normal de sábado e domingo, respectivamente. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação equivalente à de um sábado na quinta-feira (21/04). Na sexta-feira (22/04), a operação seguirá normalmente a programação de um dia útil. Já nos dias 23 e 24/04, haverá oferta de trens similar à que circula em um sábado. A operação também será monitorada durante todo o feriado para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo no dia 21/04. Na sexta-feira (22/04), a operação é a mesma de um dia útil normal. No dia 23/04, a operação seguirá normalmente para sábado. Já no domingo (24/04), a Linha 4-Amarela contará com o sistema Paese, das 4h40 às 14h, para auxiliar o transporte de passageiros devido a testes de sinalização, voltando a operar normalmente após esse horário. A Linha 5-Lilás terá operação normal de domingo no dia 24/04.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão normalmente das 4h à meia noite em todo o período. Devido à realização de serviços de melhorias e de manutenção programada, os trens da Linha 8-Diamante irão operar, na quinta-feira (21/04) e no domingo (24/04), com intervalo de 20 minutos entre as estações Itapevi e Barueri e 10 minutos no trecho Barueri a Júlio Prestes.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bicicletas – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta