Ninguém apresenta proposta na licitação para a compra de ônibus para o BRT-Rio

Nesta primeira concorrência, intenção era para a compra de 307 veículos articulados

ADAMO BAZANI

Ninguém apresentou propostas na licitação da prefeitura do Rio de Janeiro para a compra de 307 ônibus articulados para o sistema de corredores rápidos (BRT – Bus Rapid Transit), que ocorreu nesta quarta-feira, 16 de março de 2022.

Atualmente, os serviços são operados pela prefeitura por meio da empresa pública Mobi.Rio, mas devem ser concedidos a empresas privadas, que vão receber os ônibus.

Com isso, uma nova data será marcada, com a possibilidade de alterações no edital.

Pela manhã, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que temia haver o que ele considerou como “boicote” à concorrência.

Logo depois do resultado, Paes lamentou nas redes sociais.

O “sistema” não é fácil! Mas vamos superar. Somos perseverantes!

Os 307 ônibus articulados são previstos na primeira licitação.

No total, a prefeitura quer comprar 557 veículos.

A segunda licitação, prevista para o segundo semestre deste ano, prevê a aquisição dos outros 250 veículos articulados, com entrega para o segundo semestre de 2023.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/14/prefeitura-do-rio-de-janeiro-lanca-licitacao-para-compra-de-frota-do-brt-557-onibus-novos/

A prefeitura do Rio de Janeiro diz que visando a melhoria da qualidade do serviço, os novos ônibus do Sistema BRT contarão com algumas novidades em relação aos atuais veículos em operação.

Segundo a SMTR, os ônibus terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes em outras cidades do mundo e proporcionando mais segurança às viagens.

Por meio do apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR diz que considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como, por exemplo, trazer mais um espaço de cadeirante nos veículos articulados.

Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento, que permitirão mais segurança, melhor informação aos usuários e melhor gestão da frota.

Estes ônibus serão operados inicialmente pela prefeitura, por meio da companhia pública Mobi.Rio, e depois, a operação será por empresas privadas.

Para isso, a prefeitura do Rio de Janeiro diz que até o fim do mês de março deste ano vai publicar edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com recebimento de propostas previsto para maio.

O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão e manutenção das garagens, estações e terminais. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.

A prefeitura defende que o novo formato da concorrência, que separa a compra e a operação dos veículos, já foi testado com sucesso em outras cidades do mundo e possibilitará o aperfeiçoamento do serviço, com maior controle pelo poder público, redução dos riscos de descontinuidade e mais flexibilidade em relação à disponibilidade da frota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Dolly disse:

    Na verdade eles não tem ônibus novos para colocar para população. Aí coloca essas sucatas velhas e ainda inventam mentiras para enganar o povo que ônibus sai bom das empresas. Tudo isso é uma mentira, e a população fica com raiva dos motoristas que não tem nada haver. Os únicos culpados são os grandes. Gente acorda povo brasileiro eles vão colocar um monte de mentiras no jornais para sair como bonzinhos. Pobres motorista que padecem.

  2. Alguém sabe dizer se esses novos ônibus garantirão a fronteira máxima de 3cm determinada na NBR 14022?

  3. Marcia Brazil disse:

    Hahahaha! A palavra mágica do Paes agora é BOICOTE !! Do jeito que vai o feitiço vira contra o feiticeiro !! Está perdendo o controle, os olhos estão girando cada vez mais rápido! CABUMMM!!

  4. José disse:

    Eu queria saber é porque o prefeito não divide esse BRT em trechos tipo.uma empresa séria ficaria com um pedaço tipo Deodoro _alvorada
    Alvorada _madureira.madureira_cidade universitária.
    Assim facilitava a fiscalização e acabava com esse monopólio chamado consórcio.
    Digo isso porque aqui em SP o corredor de ônibus da metra é excelente.e é só uma empresa.
    E eu acho que é maior em extensão do que esse BRT do RJ

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