Licitação de compra de ônibus para o BRT Rio ocorre nesta quarta (16) às 11h

Prefeitura vai adquirir veículos que vão ser operados por empresas privadas

ADAMO BAZANI

Ocorre nesta quarta-feira, 16 de março de 2022, a primeira licitação promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro para a compra de 307 ônibus articulados para o sistema BRT (Bus Rapid Transit).

O pregão ocorre às 11h, quando eventuais interessadas devem entregar os envelopes.

Encarroçadoras e fabricantes de chassis devem se unir para apresentar estas propostas, uma vez que os ônibus serão adquiridos já montados.

Se a licitação não resultar em deserta (sem propostas) ou não haver problemas entre as concorrentes, a expectativa é que estes ônibus sejam entregues a partir de outubro.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura quer comprar 557 ônibus no total.

A segunda licitação, prevista para o segundo semestre deste ano, prevê a aquisição dos outros 250 veículos articulados, com entrega para o segundo semestre de 2023.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/14/prefeitura-do-rio-de-janeiro-lanca-licitacao-para-compra-de-frota-do-brt-557-onibus-novos/

A prefeitura do Rio de Janeiro diz que visando a melhoria da qualidade do serviço, os novos ônibus do Sistema BRT contarão com algumas novidades em relação aos atuais veículos em operação.

Segundo a SMTR, os ônibus terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes em outras cidades do mundo e proporcionando mais segurança às viagens.

Por meio do apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR diz que considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como, por exemplo, trazer mais um espaço de cadeirante nos veículos articulados.

Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento, que permitirão mais segurança, melhor informação aos usuários e melhor gestão da frota.

Estes ônibus serão operados inicialmente pela prefeitura, por meio da companhia pública Mobi.Rio, e depois, a operação será por empresas privadas.

Para isso, a prefeitura do Rio de Janeiro diz que até o fim do mês de março deste ano vai publicar edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com recebimento de propostas previsto para maio.

O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão e manutenção das garagens, estações e terminais. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.

A prefeitura defende que o novo formato da concorrência, que separa a compra e a operação dos veículos, já foi testado com sucesso em outras cidades do mundo e possibilitará o aperfeiçoamento do serviço, com maior controle pelo poder público, redução dos riscos de descontinuidade e mais flexibilidade em relação à disponibilidade da frota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading