Curitiba (PR) lança edital para construção de estações autossustentáveis do Inter 2
Publicado em: 3 de março de 2022
Serão investidos US$ 181,7 milhões por bancos internacionais
CAROLINA MORAIS
Nesta quinta-feira, 03 de março de 2022, a Prefeitura de Curitiba (PR) divulgou um edital para a construção de 12 estações do Inter 2.
A novidade integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável lançado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e da Utag (Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento) e tem como objetivo fazer com que as operações sejam mais sustentáveis.
Trata-se da chamada Prisma Solar, o protótipo das outras 12 estações do Inter 2, que será instalada na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral.
A estação terá um formato duplicado, onde os passageiros poderão embarcar e desembarcar no mesmo sentido da linha, que estará localizado no centro da via de rolamento.
ENTORNO
O projeto também visa oferecer maior acessibilidade, travessias elevadas e sinalizações para facilitar o deslocamento dos usuários. Além disso, a iluminação será reforçada.
Outra novidade diz respeito ao desempenho das linhas, que contarão com soluções inteligentes de transporte, energia e outras novidades de integração, dentre eles, a carona solidária e a bicicleta compartilhada, segundo a Prefeitura.
NÚMERO DE USUÁRIOS
Com a inovação, a Utag prevê o aumento de 30% do número de passageiros no Inter 2, já que os usuários poderão contar com mais conforto, segurança, redução de custos e sustentabilidade no transporte.
Atualmente, o Inter 2 tem na frota 67 ônibus, sendo 29 modelos Padron e 38 articulados. A média de usuários que utilizam o transporte diariamente é de 90 mil, que transitam pelos bairros Alto da Glória, Alto da Rua XV, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro Cívico, Hugo Lange, Jardim Social, Juvevê, Mercês, São Francisco, Hauer, Xaxim, Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Tarumã, Campina do Siqueira, Seminário, Vista Alegre, Fanny, Novo Mundo, Portão, Santa Quitéria, Vila Izabel, Capão Raso.
Conforme anunciado pela Prefeitura, a substituição para o modal elétrico será gradativa. Os estudos estão sendo feitos conforme a disponibilidade dos fabricantes e modelos de ônibus elétricos existentes em operação.
Para que o projeto seja realizado, haverá um investimento de US$ 181,7 milhões pelos bancos internacionais; U$ 106,7 pelo BID e U$ 75 milhões pelo NDB, e do município de US$ 45,4 milhões.
INOVAÇÃO
Conforme descrito no Edital, a linha contará com os seguintes elementos:
– Sistema Automatizado de Arrecadação Tarifária (SAAT) para cobrança de passes sem uso de dinheiro em espécie.
– Wi-Fi
– Sistemas de receitas acessórias na estação para o sistema público, estimulando o uso de cabines de vendas de alimentos, publicidades, mídia embarcada e outras ações que promovam a geração de receitas para a operadora do sistema.
– Sistema de segurança e alertas, especialmente, em horários de menor movimento.
– Monitoramento e controle de catracas de entrada, uma vez que a estação não terá o controle do cobrador.
– Validador eletrônico com venda de créditos por celular, compra e recarga dos cartões transporte, uso de cartões cipurse (com sistema eletrônico de cobrança de tarifa), compatibilidade com os atuais sistemas do município.
– Painel de Mensagem Variável para promover informação útil ao usuário.
– Climatização com temperatura média de 22ºC, variação entre 18 e 26, com distância limite de 4 passageiros por m².
– Soluções sustentáveis extras, considerando a estação e seu entorno. Deve-se dar preferência a medidas relacionadas a água, energia e a resíduos sólidos.
Carolina Morais em colaboração especial para o Diário do Transporte

