Caxias do Sul (RS) propõe subsídio ao transporte e anuncia tarifa mais barata em horários de menor movimento
Publicado em: 1 de março de 2022

Ônibus está a R$ 5,50 a partir desta terça (1º); prefeitura criará tarifa verde a R$ 3,50 e promete igualar preço passagem urbana para comunidades do interior
ALEXANDRE PELEGI
Estimular o uso do sistema de transporte municipal em horários de entrepico e reduzir o preço da tarifa para as comunidades do interior a R$ 5,50 igualando-o ao praticado na zona urbana. Além disso, aportar recursos da prefeitura ao sistema de transporte municipal para manter a tarifa a R$ 4,75 para o usuário que usar o cartão da bilhetagem eletrônica.
Este são as novidades apresentadas pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, anunciadas em entrevista coletiva na tarde dessa segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022.
Após aumentar a tarifa técnica a R$ 5,50 a partir desta terça-feira, 1º de março de 2022, o prefeito da cidade do interior do Rio Grande do Sul anunciou que encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei de subsídio ao transporte coletivo.
Além disse, ele anunciou a criação da Tarifa Verde, cujo valor será de R$ 3,50 para quem usar os ônibus nos horários de menor movimento (entrepico). Essa tarifa será aplicada pelo prazo de 120 dias, podendo ser prorrogada, e valerá para os horários das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Didomenico, que promete encaminhar o projeto aos vereadores ainda nesta semana, acredita que a tramitação na Câmara será rápida.
“Depois da aprovação do projeto, teremos a possibilidade de manter a tarifa de R$ 4,75 para o usuário que usar o cartão, e até reduzir, no caso da Tarifa Verde. Considerando as dificuldades que temos, é um resultado muito importante”, afirmou o prefeito.
Outro produto importante dessa estratégia, disse o prefeito, é a redução do preço para as comunidades do interior a R$ 5,50. Com isso, esses passageiros pagariam o mesmo do que será praticado na zona urbana.
As passagens intramunicipais, após o reajuste, passou a valores que variam entre R$ 8,25 e R$ 16,50. Com o subsídio o prefeito pretende fixar o valor único de R$ 5,50. “A nossa grande preocupação é o usuário. Não foi simples chegar a esses valores, sabemos que a tarifa é cara, o custo é caro. Mas estou feliz, porque chegamos a questões importantes, como a padronização do interior a R$ 5,50 (após o subsídio)”, resume o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.
O prefeito afirmou que Caxias está fazendo um esforço em várias frentes para assegurar um preço justo e atrair mais passageiros para o sistema. “A construção (do projeto) envolveu Prefeitura, Conselho Municipal de Mobilidade, Câmara de Vereadores, União de Associações de Bairros e concessionária”, destacou o Didomenico.
REAJUSTE
Caxias do Sul anunciou nessa segunda-feira (28) o aumento no valor da tarifa paga no embarque dos ônibus do transporte público da cidade.
Segundo o decreto 21.939, o preço passa a ser de R$ 5,50 (passagem comum) e R$ 2,75 a meia tarifa paga pelos estudantes, e entra em vigor já nesta terça, 1º de março.
O documento cita que a decisão de promover o reajuste foi tomada em Sessão Extraordinária realizada no dia 23, em que o CMTT (Conselho Municipal de Trânsito e Transportes) deliberou sobre o assunto.
O transporte intramunicipal também será impactado, passando a cobrar os seguintes valores:
Linha Terceira Légua:
a) R$ 8,25 a tarifa comum;
b) R$ 4,15 a tarifa de estudante (meia passagem).
Linha Santa Lúcia do Piaí:
a) R$ 13,30 a tarifa comum;
b) R$ 6,65 a tarifa de estudante (meia passagem).
Linha Fazenda Souza:
a) R$ 11,00 a tarifa inteira;
b) R$ 5,50 a tarifa de estudante (meia passagem).
Linha Vila Oliva:
a) R$ 16,50 a tarifa comum;
b) R$ 8,25 a tarifa de estudante (meia passagem).
Linha Loreto:
a) R$ 11,00 a tarifa inteira;
b) R$ 5,50 a tarifa de estudante (meia passagem).
Linha Nossa Senhora Aparecida/São Gotardo:
a) R$ 11,00 tarifa comum;
b) R$ 5,50 a tarifa de estudante (meia passagem).
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Concordo com o aumento das tarifas ,mas tem que aumentar as fritas nos bairros também.
Dêem a olhada nos horários, é inadimissivel ônibus de hora em hora.
Quema avalia a necessidade? O presidente do bairro que tem carro,ou o governo do Estado como um funcionário da Secretaria do transporte me respondeu, quando indaguei da super lotação.?
Pasmem,a resposta que ele me deu foi a seguinte:
Conforme Protocolo do governo do Estado as lotações dos coletivos podem chegar a 90./.
Mas estão transportando ,mais de 100./. Vem gente pendurada nas escadas.
Onde fica os órgãos fiscalizadores.?
São os mesmos que praticam os tais “protocolos’
Queremos mais dignidade e qualidade no transporte público Urbano.