PL de auxílio federal aos sistemas de transportes é protocolado na Câmara e Casa promete votação rápida para evitar aumento de tarifas

Pela proposta, que já passou pelo Senado, União vai custear gratuidades para idosos em ônibus, trens e metrô

ADAMO BAZANI

Deu entrada nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, na Câmara dos Deputado o PL 4.392/2021, dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Giordano (MDB-SP), que prevê que a União custeie a gratuidade de pessoas com 65 anos ou mais nos ônibus, trens e metrô.

A proposta, que foi aprovada pelo Senado em 16 de fevereiro de 2022, tem dois objetivos principais: evitar aumentos significativos de tarifas e ajudar que os sistemas de transportes paralisem ou reduzam o atendimento diante da crise de décadas da mobilidade que foi agravada pela pandemia de covid-19.

Costurada por prefeitos reunidos na FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), entidades da área de transportes e técnicos, a proposta deve ter votação rápida na Câmara justamente para dar tempo de as cidades decidirem se congelam as tarifas.

Uma vez aprovado na Câmara, o que deve acontecer sem dificuldades, o PL segue para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

A União deve injetar 15 bilhões em três anos para este custeio.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta