Ponta Grossa (PR) disponibiliza linha do Sem Parar a partir desta segunda (21)
Publicado em: 19 de fevereiro de 2022

Serviço ligará os terminais Central e Uvaranas
WILLIAN MOREIRA
A Prefeitura de Ponta Grossa, estado do Paraná, inicia na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, a operação de mais uma linha do “Sem Parar” ligando os terminais Central e Uvaranas.
O itinerário especial funcionará em caráter experimental de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h.
A medida espera aumentar a oferta de ônibus nos horários de maior demanda nestas regiões atendidas pela rota, aumentando a eficiência do transporte público.
“O retorno presencial das aulas trouxe consigo uma grande demanda que se intensifica principalmente nos primeiros horários do dia. Por isso, além dos recentes ajustes que fizemos e a implantação do PLR UTFPR (Ponto de Ligação Rápida – Universidade Tecnológica Federal do Paraná), decidimos incluir esta linha, em caráter experimental, no intuito de tornar o transporte mais eficiente para a população. Outro aspecto importante que empreendemos foi a retirada das divisões e do banco do cobrador, ampliando o espaço disponível aos passageiros” explica o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale, em nota divulgada para a imprensa.
Durante os testes será avaliado o comportamento do transporte como um todo, com eventuais ajustes acontecendo caso for notada a necessidade, isto ainda nos dias seguintes ao início do serviço.
A prefeitura de Ponto Grossa criou os PLR (Ponto de Ligação Rápida) para otimizar os deslocamentos na cidade.
O novo PLR irá impactar as viagens entre os bairros do Jardim Carvalho, Boa Vista, Nova Rússia, Centro e Uvaranas.
“Tenho certeza que a implantação dessa nova estrutura trará muitos benefícios para a população, que poderá contar com um sistema de transporte mais ágil, eficiente e que irá suprir uma antiga demanda de moradores da região”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
SEM PARAR E PLR
A linha Sem Parar foi implantada em 2013, com veículos biarticulados de cor azul. O serviço foi suspenso com o início da pandemia em 2020, e com a volta às aulas começa a retornar.
Já os PLR (Pontos de Ligação Rápida) do sistema de transporte de Ponta Grossa foram criados experimentalmente pela prefeitura em novembro de 2020. O programa permite que passageiros com bilhete eletrônico se desloquem entre linhas com apenas uma tarifa, por um período de até 90 minutos.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte