Nova empresa de ônibus em Foz do Iguaçu deverá ser contratada até 12 de março de 2022

Data é quando passa a valer a caducidade do contrato com o Consórcio Sorriso; prefeitura abriu consulta para contratação emergencial de empresa, com dispensa de licitação, para operar o sistema de transporte 

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), em novo decreto, determinou que a caducidade do contrato com o Consórcio Sorriso entra em vigor em 12 de março de 2022.

Assim, até esta data, as atuais companhias devem prestar serviços à população, mas uma nova empresa de ônibus deve ser contratada.

O novo decreto de caducidade foi publicado nesta quinta-feira (17).

A prefeitura tinha determinado a quebra de contrato para 19 de fevereiro de 2022, mas o Consórcio Sorriso entrou na Justiça que, em primeira instância, suspendeu o decreto.

A administração municipal recorreu e, em segunda instância, conseguiu reverter a decisão e ser liberada para prosseguir com o rompimento do contrato

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/16/tjpr-atende-recurso-da-prefeitura-de-foz-do-iguacu-que-podera-prosseguir-com-licitacao-de-onibus/

O contrato com o Consórcio Sorriso duraria mais quatro anos.

Entre as justificativas da prefeitura para o rompimento da contratação está uma série de supostas  irregularidades que teriam sido cometidas pelas três empresas, entre as quais, redução de frota durante a pandemia sem autorização do poder público.

CONSULTA DE PREÇO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL

Em comunicado encaminhado ao Diário do Transporte na tarde desta sexta-feira (18) a Prefeitura de Foz do Iguaçu informou ter aberto consulta de preços para realizar dispensa de licitação, visando a contratação emergencial de empresa para operar o sistema de transporte coletivo urbano municipal.

O prazo de vigência do contrato será de um ano, de acordo com o comunicado.

A forma de remuneração será por km/rodado, não podendo ser superior a R$ 8,45 (oito reais e quarenta e cinco centavos) por quilômetro rodado”.

A quilometragem total programada para o período de contratação não poderá superar seis milhões de quilômetros no decorrer de um ano, sendo a inicial de 388.850 km/mês, a qual poderá ser aumentada em razão da demanda pela credibilidade e confiabilidade do sistema, de acordo com ordem de serviço emitida pelo FOZTRANS, podendo chegar a 500.000 km/mês.

A frota deverá ter vida útil média de 6 anos e idade máxima de 12 anos, compreendida a frota reserva. Os veículos deverão ser modelo Básico ou Padron e conter:

  • Sistema de ar condicionado;
  • Entradas de USB para carga em dispositivos móveis;
  • Sistema de Wi-Fi;
  • Sistema de GPS;
  • Disponibilizar aplicativo com a localização do ônibus em tempo real para os usuários.

O início da operação deverá ocorrer no dia 13 de março 2022 (domingo), impreterivelmente.

A proposta deverá ser encaminhada em envelope lacrado, por meio do Protocolo Geral do Município, presencialmente ou por correspondência, até as 13h30min do dia 25 de fevereiro de 2022, próxima sexta-feira, devidamente identificado com o nome do proponente e identificação do objeto na parte exterior, conforme item 11 e seguintes do Termo de Referência que segue em anexo.

Também será aceita proposta apresentada presencialmente no dia da sessão pública que ocorrerá as 16h00min do dia 25/02/2022, na sede do FOZTRANS.

Não será aceita proposta encaminhada via e-mail, diz a prefeitura.

O Termo de Referência, contendo todas as especificações da contratação e instruções para apresentação de proposta, está disponível no site da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio do link:

https://docs.google.com/document/d/19Z-sovng3CKm8S9UWC62Avrbpb28mvap/edit

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading