Araçariguama avança em licitação para diagnóstico do sistema de transporte municipal

Foto: São Roque Noticias

Após fase de habilitação, e caso não haja recursos, prefeitura convoca empresas para abertura de propostas no dia 17 de fevereiro. Somente após esse diagnóstico a prefeitura poderá fazer licitação definitiva do sistema de ônibus 

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Araçariguama, interior de São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado desse sábado, 12 de fevereiro de 2022, o resultado da fase de habilitação da licitação destinada a contratação de empresa especializada em consultoria técnica para diagnóstico do sistema de transporte coletivo do município.

Além do diagnóstico, a empresa vencedora fará no prazo de 90 dias o levantamento de passageiros do sistema; o dimensionamento de linhas; e o levantamento de custos de operação.

Nesta primeira foram habilitadas as seguintes empresas:

= WM Engenharia Ltda.,

= Impacto Consultoria Empresarial Ltda.,

= Memphis Engenharia e Consultoria S/S Eireli, e

= Tranzum Consultoria e Planejamento de Trânsito S/S Ltda.

Após o resultado, a Comissão de Licitação abriu o prazo recursal por dois dias úteis, até 15 de fevereiro de 2022.

Se não houver interposição de recurso, as empresas habilitadas estão convocadas para a sessão de abertura dos envelopes contendo as Propostas no dia 17 de fevereiro de 2022.

O diagnóstico do sistema é fundamental para que a prefeitura faça um processo licitatório definitivo, por prazo mais longo, situação que vem se postergando na cidade.

SITUAÇÃO ATUAL

Como mostrou o Diário do Transporte, Araçariguama assinou em 03 de setembro de 2021, contrato de locação de oito ônibus junto à empresa Bamonte Transportes. Os veículos, incluindo motoristas, combustível, seguros e manutenção, foram colocados à disposição da população do município, no atendimento do transporte coletivo municipal.

O contrato prevê transporte gratuito.

No Edital da Licitação emergencial a prefeitura observou que por não finalizar a licitação para a empresa que fará o objeto básico executivo de futura de concessão do serviço público de transporte coletivo, o serviço, por ser essencial, deverá ser prestado pelo Município.

“Como não possui frota própria, o Município necessita locar 08 ônibus, com motoristas, para que faça a operação de transporte público coletivo”, justifica a Administração Municipal.

A operação dos serviços está organizada em sete linhas urbanas circulares que atendem as localidades já definidas.

A empresa Bamonte locou três ônibus para as Linhas A02, A04, A06 com capacidade mínima de 40 passageiros cada, e, outros cinco para as Linhas A01, A02, A03, A05, A07 com capacidade mínima de 21 passageiros cada.

Todos os oito ônibus urbanos têm de ter até cinco anos de fabricação.

O transporte municipal vinha sendo operado emergencialmente pela empresa LMP Transportes, que em janeiro de 2021 assinou contrato por 180 dias, portanto já encerrado.

Em novembro de 2019 a prefeitura de Araçariguama já havia assinado um contrato emergencial com a WK Transportes para a operação do transporte coletivo da cidade.

Na época, a prefeitura rompeu o contrato com a Vertion Transportes, assinado em abril daquele ano. O prazo contratual era por dez anos. Relembre:

Prefeitura de Araçariguama (SP) inicia trâmites para cancelar contrato com Vertion Transportes

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta