Paralisações na Itapemirim: ANTT explica o que o passageiro prejudicado deve fazer

Agência diz ainda que acompanha situação e que vai adotar todas as providências necessárias; Trabalhadores cruzaram os braços alegando atrasos de pagamentos por parte da companhia do empresário Sidnei Piva de Jesus

ADAMO BAZANI

Diversos passageiros que escolheram viajar pela Viação Itapemirim ou não tinham outra opção mesmo foram afetados desde esta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, por uma paralisação de funcionários da empresa.

Os trabalhadores dizem que a companhia do empresário Sidnei Piva de Jesus está atrasando há meses, salários, tickets e depósitos como FGTS e férias. A Itapemirim diz que enviou comunicado aos funcionários dizendo que regularizaria a situação nesta sexta-feira (11) e negou algumas informações divulgadas por sindicatos que representam os profissionais (veja no link ao final do texto)

Houve paralisações em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, no Ceará; Campina Grande, João Pessoa, na Paraíba; Feira de Santana, Vitória da Conquista, na Bahia; Arcoverde, em Pernambuco; Uberaba, em Minas Gerais; entre outros.

O Diário do Transporte entrou em contato na manhã desta sexta-feira (11) com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para saber como deve proceder o passageiro prejudicado da Itapemirim com os protestos.

A Agência informou que irá adotar todas as providências necessárias para que o usuário não seja prejudicado.

O usuário tem o direito de fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso, realizando esta solicitação junto à Itapemirim.

Além disso, se ocorreu interrupção ou retardamento da viagem, ou atraso do ponto inicial da linha, por um período de três horas, a alimentação e hospedagem, quando for o caso, têm de ser pagos pela empresa com problema, quando devido a defeito, falha ou outro motivo de sua responsabilidade.

O passageiro prejudicado pode também pedir à Itapemirim integralmente sem nenhuma taxa ou desconto por isso, conforme diz a lei.

Veja a resposta na íntegra:

Inicialmente, em relação aos desdobramentos da condição atual da empresa Itapemirim, informamos que a situação está sendo acompanhada pela Agência. Para mitigar ao máximo os efeitos para os passageiros que compraram bilhetes de passagem dessa transportadora, a ANTT está trabalhando para que não haja descontinuidade do serviço, auxiliando na relocação dos usuários em veículos de outras transportadoras.

Informamos ainda, que as equipes de fiscalização estão em alerta, monitorando a situação e realizando inspeções nas rodoviárias para verificar, principalmente, a regularidade dos veículos e o nível de operação das viagens programadas.

Seguem as respostas.

1) O que o passageiro prejudicado deve fazer?

R:  O passageiro que contratou o serviço de transporte interestadual de passageiros, e não embarcou em razão da paralisação da empresa contratante, tem direito de receber, imediatamente, seu dinheiro de volta. Também pode solicitar à empresa contratante para fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso.

Além disso, de acordo com a Resolução ANTT nº 4282, de 17 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre as condições gerais relativas à venda de bilhetes de passagem nos serviços regulares de transporte terrestre interestadual e internacional de passageiros, conforme art. 16, quando, ocorrer interrupção ou retardamento da viagem, ou atraso do ponto inicial da linha, por um período de 3 horas, a alimentação e hospedagem, quando for o caso, correrão às expensas da transportadora, quando devido a defeito, falha ou outro motivo de sua responsabilidade.

2) O que o passageiro com viagem marcada que ainda não embarcou deve fazer?

R: ​ ​     O passageiro deverá entrar em contato com a empresa, e caso a viagem não seja realizada, poderá pedir para fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso, ou, caso não queira embarcar em outra empresa, tem o direito de receber, imediatamente, seu dinheiro de volta.

3) A Itapemirim será penalizada? Quais as atitudes da ANTT frente ao caso?

 R:  A ANTT está acompanhando a situação em que se encontra a empresa Itapemirim e irá adotar todas as providências necessárias para que o usuário não seja prejudicado.

Veja os detalhes das paralisações e posicionamento da empresa Itapemirim neste link:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/10/funcionarios-da-itapemirim-realizam-paralisacoes-em-varias-cidades-do-pais/

Em nota, por volta de 16h50 desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, a empresa de Sidnei Piva de Jesus diz que pagou atrasados e que sofre ataque de concorrência e do que chamou de “mídia dirigida”

A Viação Itapemirim vem cumprindo todos seus compromissos com colaboradores e como anunciado pagou a todos os seus funcionários, mantendo o atendimento de exelencia aos clientes em todas as suas linha.

 Entretanto  vem sofrendo insistentes ataques da concorrência, e da mídia dirigida que busca de alguma forma prejudicar o nome a a trajetória de sucesso da empresa

A Itapemirim segue firme sua meta de crescimento e inovação, oferecendo o transporte rodoviário mais eficiente e seguro do país.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. DeSouza disse:

    A Itapemirim se tornou uma empresa ‘girafa’, ou seja, as dívidas são superlativas e crescem como pernas e pescoço do quadrúpede. A receita é o cobertor que cobre esse corpo. Não dá. Ou cobre embaixo ou em cima. Os funcionários não são trouxas de acreditar em promessa! O cobertor é curto. Já estamos em fevereiro, mês da promessa de retorno da ITA, mas e as dívidas, foram saldadas? Mr Piva é pilantra. Daqueles que deixam 5 reais de oferta na missa, mas recolhe uma de 10 reais a título de troco. Buzinaço na frente da casa do pilantra ara chamar atenção da mídia, gente!

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