Funcionários da Itapemirim realizam paralisações em várias cidades do País

Guichê em Vitória da Conquista fechado

De acordo com sindicatos, empresa de Sidnei Piva não cumpriu acordo de pagamentos de atrasados como havia prometido

ADAMO BAZANI

Funcionários da Viação Itapemirim realizam nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, paralisações em diversas partes do País.

De acordo com os sindicatos regionais dos trabalhadores consultados pelo Diário do Transporte, há interrupções do serviço em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, no Ceará; Campina Grande, na Paraíba; Feira de Santana, Vitória da Conquista, na Bahia; Arcoverde, em Pernambuco; Uberaba, em Minas Gerais; entre outros.

Os trabalhadores dizem que a empresa de Sidnei Piva descumpriu promessa de regularizar os pagamentos atrasados de salários e direitos.

Entre os problemas apontados pela categoria estão não pagamento de metade do 13º salário pendente, não depósitos de férias entre outubro e dezembro, não realização de depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), de quatro a cinco meses de vales para alimentação e refeição.

O Diário do Transporte procurou a Itapemirim, que  informou no início da manhã que os pagamentos serão feitos até sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Sobre as reivindicações de seus colaboradores, o Grupo Itapemirim, embora entenda como questões pontuais e dirigidas, vem mantendo entendimentos no sentido de uma solução imediata, e conforme comunicado interno, o salário de janeiro seja integralmente pago até sexta-feira, 11/02.

Mais tarde, por volta das 17h, a empresa emitiu nova nota

Sobre as reivindicações de seus colaboradores, o Grupo Itapemirim informa, que não procedem as informações sobre atraso de pagamento referente a dois meses.
O Grupo informa também, que em entendimento com o sindicato da categoria, já na quarta-feira, 09/02, anunciou por comunicado interno a todos os trabalhadores sobre o pagamento do salário referente ao mês de janeiro de 2022, nesta sexta-feira, 11/02.
Em negociação com sindicato, ficou definido, também, que os colaboradores seguem trabalhando e as linhas continuam sendo operadas, sem prejuízo aos usuários.

Por meio da assessoria de imprensa, foi autorizada ao Diário do Transporte, a publicação de um comunicado interno da empresa

A empresa está num longo processo de recuperação judicial desde março de 2016 e acumula dívidas de R$ 2 bilhões, entre tributárias, trabalhistas, com bancos, fornecedores, entre outros.

Na justiça, já houve pedidos de falência da empresa e até de prisão contra Sidnei Piva de Jesus, que também criou a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), mas surpreendeu os passageiros deixando de operar em 17 de dezembro de 2021. Milhares de pessoas enfrentaram dificuldades em aeroportos de diversas localidades do País.

A Itapemirim também teve contratos rompidos neste ano na licitação do transporte urbano de São José dos Campo, no interior de São Paulo, por não ter apresentado relação de frota para assumir os serviços, segundo a prefeitura.

Em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, enfrenta um processo de apuração da prefeitura que pode resultar em cobrança judicial, por ter desistido de assumir os transportes urbanos em 2021, mesmo depois de assinar o contrato de operação.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Claudio disse:

    INFELIZMENTE, A GRANDE Itapemirim já era, acabou.
    Não adianta tampar o sol com a peneira.

  2. DeSouza disse:

    Povo sofrido dessa gloriosa empresa, conduzida hoje por um ignóbil e ambicioso crônico capaz de vender a mãe por uns trocados em seu cofrinho, o que vcs tem a ganhar com essas paralisações locais? Ele pouco se importa com essa atitude pq sabe que vcs dependem também da empresa funcionando. Meus caros, só lhes resta a tomada do cofrinho do Tio Patinhas. Acionem os donos, sócios e gestores por meio de pressão corpo a corpo até que vcs participem da gestão e controlem o fluxo de dinheiro que entra e sai.
    Como pode esse Piva arrotar que tem condições de levantar a Recuperação, com tanta dívida com os trabalhadores insubstituíveis da empresa? Esse ignóbil é já comprovado lobo em pele de cordeiro.

  3. Não bastasse perder mais de 60 ônibus pra justiça há uns dias, a nota diz apenas que será feito o pagamento do mês de Janeiro, o resto nao. Do jeito que vai ladeira abaixo td mês agora vai ter paralisação. Ja ja a ANTT começa a tirar as linhas.

  4. Rodrigues disse:

    E na cara de pau vá na empresa e fala que já pagou a todos os funcionários o mês de janeiro e pura mentira .

Deixe uma resposta