OPINIÃO: Mobilidade está na ordem do dia na Mercedes-Benz
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

“Com o ônibus elétrico, que chegará ao mercado em 2022, a empresa entra na era da eletromobilidade”
Walter Barbosa – diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
Em alinhamento global com a Daimler Truck, a Mercedes-Benz do Brasil se mantém focada na estratégia ESG, dedicada aos temas Meio Ambiente, Social e Governança. Sob esse guarda-chuva, a mobilidade ganha um foco extremamente relevante. Ela está na ordem do dia na nossa empresa, refletida nos modernos ônibus que fabricamos, nos serviços e consultorias especializados que oferecemos a clientes e órgãos gestores e nas nossas contribuições para a melhoria do transporte de passageiros, da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades.
A Mercedes-Benz do Brasil é pioneira na indústria automobilística nacional: o primeiro ônibus produzido no País, o LP 312, saiu da fábrica da empresa em 1956. Desde então, a marca evoluiu constantemente, ampliando o mais completo portfólio de urbanos e rodoviários, com destaque hoje para as linhas O 500, OF e LO. E sempre trazendo novas tecnologias que agregam mais valor em desempenho, consumo, segurança e conforto para passageiros, motoristas e empresas do setor.
Com a bagagem de 65 anos rodando por cidades e estradas desse imenso país de dimensão continental, a Mercedes-Benz adquiriu uma experiência notável. Isso permite que ela ofereça soluções para todas as demandas do mercado, o que é o caso da mobilidade.
Nossa completa linha inclui chassis de ônibus convencionais, articulados, superarticulados e micros, com modelos para todos os sistemas de transporte coletivo urbano, como os corredores e as faixas exclusivas e o BRT (Bus Rapid Transit). Ou seja, em qualquer modelo de transporte de passageiros e de mobilidade por ônibus, nossa marca está presente.
Além de veículos, a Mercedes-Benz se dedica permanentemente ao desenvolvimento do uso de alternativas ao diesel de petróleo. A empresa é pioneira na utilização de Biodiesel em ônibus e caminhões e apresentou recentemente ao mercado o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca, o eO500U.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, diante do chassi do eO500U
Com o ônibus elétrico, que chegará ao mercado em 2022, a empresa entra na era da eletromobilidade. Isso reforça o total alinhamento com a estratégia global de ESG da Daimler Truck em promover novas tecnologias que estejam alinhadas às megatendências globais de sustentabilidade. Assim, a mobilidade já está em transformação aqui no Brasil, representando uma verdadeira revolução.
Paralelamente, os modelos a diesel, que são maioria na frota no Brasil e no mundo, apresentam alto potencial de melhoria em eficiência, consumo e emissões. Isso ganhará impulso com a chegada da legislação Proconve P8 (Euro 6) em 2023.
Além disso, a Mercedes-Benz segue apostando em outras soluções que se mostrem adequadas e viáveis à sociedade e aos clientes, como os biocombustíveis Biodiesel e HVO, que também podem auxiliar na redução de emissões de CO2. Com isso, agregamos à mobilidade o foco em sustentabilidade, com ônibus mais eficientes, mais econômicos e menos poluentes.
Em nossa empresa, contamos com uma consultoria em BRT. Profissionais especializados apoiam as empresas de transporte, as operadoras e os gestores na implantação dessa alternativa adotada em grandes cidades no mundo e que ainda tem muito potencial no Brasil como solução de mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida no transporte.
A estratégia ESG da Mercedes-Benz no segmento de ônibus ganhou destaque especial nos dois anos da pandemia. Como decorrência de seu compromisso com a responsabilidade social, a empresa tem apoiado as ações de prevenção e combate à Covid-19, divulgando e reconhecendo as boas práticas das empresas do setor e das encarroçadoras. O site da campanha “Vá de ônibus. Vá seguro” (www.vadeonibusvaseguro.com.br) apresenta vários cases de medidas de higienização e sanitização de veículos que buscam ampliar a proteção dos passageiros, como também de motoristas e demais funcionários nos veículos, nas garagens, rodoviárias e terminais.
Ainda com foco na responsabilidade social, dois ônibus doados pela empresa foram transformados em unidades móveis de vacinação, sendo entregues à Cruz Vermelha Brasileira, que está percorrendo vários estados para imunizar populações vulneráveis.
Em suma, consciente de suas responsabilidades, a Mercedes-Benz tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. Busca, assim, assegurar mobilidade, qualidade de vida e segurança para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável.
Já está mais do que na hora de acabar com a linha OF e transferir tudo para a linha OH. Além de terem aspecto de um caminhão com carroceria de ônibus, estes são desconfortáveis, tanto para o motorista que sofre com o ruído excessivo quando para o passageiro pelo mesmo motivo e pelo fato da maioria deles terem suspesão metálica (a mesma que um caminhão e uma carroça utilizam) e a pré-histórica transmissão manual (são poucas unidades com suspensão a ar e transmissão automática). Bom seria se houvesse uma lei para extinguir este tipo de ônibus ultrapassado