Metas de Paes: concluir licitação do BRT até dezembro, implantar bilhetagem até novembro e comprar 20 ônibus até julho

“Acordo de Resultados” foi publicado oficialmente nesta sexta-feira e tem 282 metas

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

O prefeito Eduardo Paes formalizou nesta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, a previsão de concluir a licitação do BRT (Bus Rapid Transit), que está sob intervenção do poder público municipal desde março de 2021.

Segundo o “Acordo de Resultados”, que é um programa de meritocracia que premia os servidores com dois salários extras se cumprirem as metas estabelecidas pela gestão, a licitação do sistema de corredores deve ser concluída até dezembro de 2022.

Como mostrou o Diário do Transporte, um dos modelos pensados pela equipe de Paes é, na concessão do BRT, separar a operação dos ônibus do fornecimento dos veículos e da manutenção da infraestrutura.

Modelo semelhante é adotado, por exemplo, na Red Metropolitana de Movilidad, que é a rede Integrada de Transportes em Santiago e região no Chile. Nesta rede, provedores de frota e operadores de frota são distintos, num redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/09/volvo-vai-fornecer-564-onibus-para-santiago-no-chile/

Outra meta no “Acordo de Resultados” é a conclusão de da licitação da bilhetagem eletrônica, com a implantação do novo sistema até novembro de 2022.

O objetivo já estava no balanço da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) divulgado no fim do ano, mas sem a previsão da data.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/12/31/rio-projeta-concluir-concessao-de-brt-compra-de-onibus-e-nova-bilhetagem-em-2022-e-faz-balanco-do-ano-para-area-de-transportes/

No dia 07 de dezembro de 2021, na primeira tentativa de licitar a bilhetagem, não houve apresentação de nenhuma proposta, como mostrou o Diário do Transporte. Dias antes da sessão de abertura, houve uma disputa nos tribunais entre a gestão Eduardo Paes e empresas de ônibus da cidade e a atual operadora RioCard, que queriam impedir a licitação com as regras impostas pela equipe do prefeito. A gestão municipal conseguiu na Justiça prosseguir com a concorrência, mas sem propostas, a disputa ficou para 2022.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/12/07/nenhuma-empresa-apresenta-proposta-para-a-licitacao-da-bilhetagem-dos-transportes-da-cidade-do-rio-de-janeiro/

Ainda na área de transportes, a prefeitura publicou neste 11 de fevereiro de 2022, a intenção de entregar 20 ônibus novos para o BRT até julho de 2022.

Ao todo, o documento traz 282 metas de diferentes áreas da administração.

Por meio de nota, a prefeitura detalhou o programa

As 282 metas que compõem o Acordo de Resultados de 2022 da Prefeitura do Rio estão sendo divulgadas hoje pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. O conjunto de ações vai resultar na entrega de melhores serviços públicos até dezembro, como a realização de 330 mil procedimentos de saúde em pacientes que aguardam na fila do Sisreg e a ampliação das vagas em creches para crianças de zero a 3 anos. O cumprimento desses atos só é possível em função do reequilíbrio das finanças municipais, que resultaram em um orçamento de R$ 40 bilhões para este ano, 28% a mais que o disponível em 2021.

O Acordo de Resultados é um programa de meritocracia e gratifica com até dois salários extras os servidores que cumprirem as metas do ano. A iniciativa volta a contemplar todo o funcionalismo após ficar cinco anos suspensa.

 

– O nosso foco sempre foi a entrega do melhor serviço público aos cariocas. O Acordo de Resultados é uma forma de garantir que o que a gente planejou seja entregue: realização de consultas e cirurgias, reformas de escolas, vagas em creches, melhoria do BRT, ruas com asfalto novo e etc. Assim damos mais qualidade de vida para a população e valorizamos o servidor que bater meta com um bônus – diz o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.

 

As metas estipuladas estão distribuídas em 39 órgãos municipais. Na Saúde também é prevista a implantação de oito centros de especialidades médicas e a ampliação para 55% da cobertura primária, garantindo 100% nas áreas mais vulneráveis da cidade.

Na Educação estão programadas a reforma de mais de 100 escolas, a criação de cinco novas unidades de ensino bilíngue, a ampliação para 9 mil no número de vagas em creches com crianças de zero a 3 anos e a expansão do ensino integral para 38% dos alunos da rede municipal.

O Acordo também estipula como meta a conclusão da licitação do BRT e da bilhetagem, além da compra e entrega de 20 novos ônibus para o sistema já em julho. Outras previsões são o recapeamento de 450 km de vias urbanas dentro do Programa Asfalto Liso e a requalificação de 50 km de ruas no Programa Bairro Maravilha.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Willian Moreira

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta