Moradores reclamam de “rodoviária” nova da Buser na Vila Guilherme

Espaço Mart Center na Vila Guilherme

Transtorno no trânsito, barulho e danos ao meio ambiente estão entre as queixas; instalações foram feitas às pressas em substituição ao espaço anterior junto ao Terminal Tietê

ALEXANDRE PELEGI

A repentina mudança do local de embarque dos ônibus do aplicativo Buser das proximidades da Rodoviária do Tietê para o espaço do MartCenter, na Vila Guilherme, está sendo alvo de críticas do Conselho Participativo Municipal Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.

Isso é o que se pode ler na Ata da Reunião Ordinária do Conselho, realizada no dia 06 de janeiro de 2022.

Dirigida pelo Coordenador do Conselho, Edson Tadeu Marim, o encontro relatou várias reclamações de moradores quanto ao uso do Espaço do MartCenter pela Buser.

Em determinado trecho da Ata, é relatado que neste local funciona um estacionamento, “não sabemos se está regular, onde estava sendo usado como Rodoviária clandestina, um entra e sai de Ônibus clandestinos, Taxi, Uber e várias pessoas com malas de viagem, dia e noite”…

O Diário do Transporte mostrou no dia 1º de dezembro de 2021 que a Buser anunciou de forma aberta a inauguração do novo local de embarque e desembarque para suas operações juntamente com as viações de fretamento – o espaço Mart Center, na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista, perto do Parque do Trote. Relembre:

Buser inaugura novo local de embarque e desembarque na Vila Guilherme, em São Paulo

Na reunião do Conselho, Rubens Lares, presidente do Conseg Vila Guilherme e morador do bairro, relatou que aproximadamente há dois meses acompanha nas redes sociais as reclamações. Ele disse ainda que nas duas últimas reuniões do Conseg Vila Guilherme, os participantes comentaram da “Rodoviária Clandestina” no espaço do MartCenter.

Algumas das reclamações de clientes da Buser sobre o local

Ainda segundo a Ata do encontro, os presentes ficaram sabendo que o uso do espaço é feito pela Empresa BUSER “e está havendo um impacto e transtorno muito grande para os moradores do bairro da Vila Guilherme e do entorno, com um trânsito imenso de Carros, Ônibus, Taxis, Uber, pessoas com bagagem, sendo que para entrar no local precisa pagar uma taxa, então eles preferem parar do lado de fora, e não obtiveram explicações sobre a situação no Espaço do MartCenter”.

A Ata relata que para surpresa dos presentes “houve a presença espontânea de dois representantes da Empresa Buser, a advogada Dra. Roberta Beratti, que cuida de assuntos no Relacionamento Social, e do Arquiteto Sr. Rafael de Oliveira Fornicola, em outra função na área de Tecnologia, que mora na Vila Maria e conhece mais a região”. Rafael teria sido quem sugeriu a escolha do espaço MartCenter para a Empresa Buser.

Os representantes da Buser informaram que a empresa está buscando soluções junto à Prefeitura para melhorar o atendimento aos clientes no local, “e minimizar os impactos da vizinhança na região, e ainda acrescentaram que foram designados para ouvir as demandas da população e buscar conjuntamente, melhorias para sua operação no local”.

Ainda segundo a Ata, os representantes da Buser “deixaram a entender que a mudança para o MartCenter foi realizada de forma rápida, saindo de um local em frente à Rodoviária do Tietê, e não houve tempo de um planejamento antecipado e mais eficaz com o local e a região”.

Nesse momento, vários membros do Conselho “questionaram sobre a licença de funcionamento desta possível Rodoviária com a Empresa Buser”, afirmando que a atuação da empresa de aplicativos “está trazendo muitos transtornos para a população do bairro e região”.

Como resposta, os representantes da Buser repetiram o que a empresa geralmente fala quando colocada em questionamento: que não tem frota de ônibus, que os ônibus utilizados não são clandestinos, mas fretados, e que opera como uma startup através de aplicativo em viagens rodoviárias, “em veículos modernos caracterizados na chamativa cor-de-rosa”. Tudo para concluir que a Buser “não tem a responsabilidade pelo estacionamento, usando o espaço como cliente”.

Os representantes concluíram afirmando que a Buser “não tem responsabilidade pelo pedido de licença e nem de outros trâmites burocráticos e legais”, e que “pela legislação Municipal não tem necessidade de licença para embarque e desembarque das pessoas”.

Mesmo assim, a Ata da Reunião informa que “em determinado momento a representante da Empresa Buser, Dra. Roberta Beratti – que já teve passagens anteriormente como funcionária do Departamento Jurídico nas Subprefeituras da Sé e Pinheiros, na gestão José Serra/Gilberto Kassab – afirmou ter havido, nos meses passados, reuniões e conversações da empresa junto ao atual Subprefeito Roberto Godoi”.

QUESTÃO AMBIENTAL

José Ramos de Carvalho, do CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tocou em outro aspecto: a necessidade de autorizações da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente ( SVMA ) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo — ( Cetesb), “já que haverá consequências ao meio ambiente com a poluição dos Ônibus movidos a diesel, que é prejudicial aos moradores”. Ele disse ainda que as consequências “também serão sentidas no Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT), que fica ao lado do MartCenter, trazendo sérios prejuízos à fauna e flora, além de atingir os frequentadores e esportistas”.

Para o representante da CADES, “essa questão é seríssima” e pode ser levada ao conhecimento do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES.

Os representantes da Buser, de acordo com a Ata da reunião, “demonstraram desconhecimento às questões Ambientais e ficaram de comunicar aos responsáveis da empresa”. Mais: desconheciam que o solo do Terreno do MartCenter é contaminado “– ali foi também um ‘lixão’ em tempos passados – e até visível o estado do piso com rachaduras e que está se soltando”.

Outras questões pontuadas pelos representantes dos moradores:

= segurança interna, é preciso de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com medidas protetivas aos funcionários e ao grande número de passageiros.

= nos períodos de chuvas ocorrem enchentes na região, inundando a Rua Chico Pontes, em frente ao MartCenter, o que poderá criar problemas para os passageiros.

MANIFESTAÇÃO DA BUSER

A Buser foi convidada a se manifestar sobre o assunto relatado na Ata. A Assessoria de Imprensa informa que após a reunião  com a comunidade foram realizados outros encontros, e que a solução dos problemas apontados foi encaminhada. Assim que recebermos a resposta direta da empresa com todos os detalhes ela será publicada neste espaço.

ESPAÇO MART CENTER

O São Paulo Mart Center foi inaugurado em 1988, como um complexo comercial do setor de moda. Na década de 1990 passou a sediar eventos e feiras. Atualmente, sua área externa vinha sendo utilizada como estacionamento privado.

Em 1º de dezembro a Buser passou a usar o espaço como área para embarque e desembarque, com capacidade para receber até 300 ônibus por dia.

Veja algumas fotos do local em uso pela Buser:

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Evanio T. disse:

    Olha que intetessante!
    Não sabia que o Grupo Guanabara, o Grupo JCA, o Grupo Comporte e o Grupo Gontijo moravam na Vila Guilherme…
    Realmente eles devem estar sofrendo muito ao ver o entra e sai intenso e frenético de onibus Buser LO-TA-DOS! Deve estar uma barulheira bárbara! É MUITA GENTE USANDO O BUSER MEU POVO!

    1. Marcelo disse:

      Falou o robô da Buser

      1. Manoel Ribeiro disse:

        Olha, um esbirro das máfias, veio atacar o Evanio!
        Esse aí, enquanto bajulador já deve ter lambido o chão que o Jacob Barata pisa? Ou a privada que o Abilio defeca!
        Essa turminha submissa não se emenda…

    2. É essa a mentalidade do brasileiro que quer facilidades, e lá na frente toma…..nada como ser legalizado….Por que, antes de se fazer, consultar, planejar e levar isso à s autoridades prá ser legalizado…?? Não existe almoço grátis, uma hora a conta vem, por meio da vida, dos incautos.

      1. NissanKicks2022 disse:

        O seu problema é o consumo! Bebe, bebe, bebe, bebe, bebe… Quantos litros você faz por km? Uns 30?

  2. MARIO CUSTÓDIO disse:

    Referente a essa Rodoviária, de fato, até alguns terminais rodoviários na Europa e Estados Unidos, que não são lá essas coisas, são melhores que essa Estação Rodoviária apresentada na reportagem.

  3. Alfredo disse:

    Buser envolvida em polêmicas parece notícia velha, já deveiam ter cancelado esse app há anos, quer ser diferente sem respeitar o trâmites previstos, Brasil virou uma bagunça

  4. Joilson disse:

    Ja viajei mais de 5 vezes pela Buser, sempre foi muito bom, facil e barato. Mas como eu enxergo e vi que há UMA ATA DE DIÁRIO OFICIAL, e a concorrência da Buser não pode INSERIR ATA EM DIÁRIO OFICIAL, melhor eu me restringir a comentar só o assunto porque a reportagem só fez o papel dela de publicar algo oficial

  5. Vanuza Silva disse:

    Eu viajei em dezembro de 2021 corri o risco de perder o onibus porque não encontrávamos o onibus, o local de embarque horrível, muita gente estava sem rumo e perdida, não quero mais passar por isso…

    1. Andressa Middle Waller disse:

      Perdida, Vanuza, você estava quando foi cantar o hino nacional na Assembleia Legislativa de São Paulo. Um vexame! Mas também misturando gin tônica, cachaça, vodka e ansiolíticos

  6. Pereira disse:

    O ser humano é muito estranho, daqui uns dias alguns vão querer embarcar e desembarcar direto em suas residências, só Jesus na causa.

    1. Preguiçoso Reiterado disse:

      Se puder será otimo! E se pagarem minhas passagens, melhor ainda!

  7. Thais Kross disse:

    Diario do Transporte, ainda bem que vocês noticiam o que está acontecendo
    Quando tem coisa positiva da Buser, também tem no site, só dar uma busca
    Agora, se o aplicativo reúne mais fatos negativos que positivos, aí não é culpa de quem noticia
    Não adianta atacar o mensageiro, melhor resolver o problema.

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