Suzano (SP) terá ônibus elétrico da BYD em testes pela Radial Transporte no Alto Tietê
Publicado em: 3 de fevereiro de 2022

Anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi após reunião com companhia de ônibus e fabricante
ADAMO BAZANI
A Radial Transporte vai testar pelos próximos meses um ônibus 100% elétrico da marca BYD no transporte público de Suzano, na Grande São Paulo. Em cerca de dez dias, o veículo deve ser fornecido pela fabricante.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022, pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi após reunião com o diretor da Radial, Édison Fujiura; o gerente administrativo, Murillo Silva; o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; e o gerente de vendas da BYD Brasil, Israel de Campos.
Segundo nota da prefeitura, o ônibus será adesivado e passará por checagem completa para, então, entrar em circulação pela cidade entre fevereiro e março.
O modelo de testes terá autonomia de rodagem cerca de 150 quilômetros por recarga. Já a versão a ser posteriormente implementada apresenta rendimento maior, de aproximadamente 250 quilômetros. Ambos contam com ar condicionado próprio e capacidade de transportar 80 passageiros, entre pessoas sentadas e de pé.
O representante da BYD informou à prefeitura que caada ônibus elétrico representa uma redução de 164 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera por ano. O corte de poluentes equivale ao plantio de 1.173 árvores. Além dos gases, o modelo também diminui o consumo municipal de combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aquecimento global, além de gerar possíveis problemas respiratórios por conta da fumaça.
“A mobilidade urbana de Suzano agora dá mais um importante passo aliado ao desenvolvimento sustentável. A adesão e o estímulo ao uso de energias limpas contribuem, a curto e a longo prazo, para o bem-estar de toda a população, tanto em questões de saúde como no conforto e agilidade do serviço público. O projeto-piloto posiciona Suzano como uma referência na região e esperamos que a fase de testes seja um sucesso”, disse o prefeito, em nota.
A prefeitura ainda informou que após posterior avaliação técnica, o modelo poderá substituir parte da frota de ônibus em funcionamento atualmente.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Muito bem. Pelo menos UM ônibus, a radial vai colocar em circulação. Ou vai ficar na garagem como os outros ?
Oq adiantar te ônibus elétrico se as rua parece campo de golfe cheio de buraco. Crateras né pra ser bem claro .
Quando arruma um buraco já tem 4 do lado .
O q adianta colocar onibus se nao determinar intervalos menoares p circulacao dos mesmos? Hoje em dia é uma verganha um total Derrrespeito com a populacao que usa o tramsporte puvpúblico em Suzano. Pessima qualidade e caro. Se nao foasem as vans estsriamoa perdidos.