CPTM e Uber divulgam estações com pontos de embarque e desembarque virtuais e detalham como sistema funciona

Segundo estatal, parceria é para facilitar a integração dos passageiros que usam os serviços de transporte por aplicativos. Diário do Transporte noticiou iniciativa em primeira mão na terça-feira (1º)

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Uber detalharam nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, a parceria que firmaram em 12 de janeiro de 2022, para a criação de pontos de embarque e desembarque virtuais.

De acordo com a estatal, em nota, a “iniciativa tem como objetivo favorecer a integração entre os modais trens e viagens por aplicativo, com uso das baias e recuos das vias do lado externo das estações servindo como ponto de encontro entre passageiros e motoristas, de forma a aumentar a acessibilidade e a mobilidade nas chegadas e partidas dos passageiros”.

O Diário do Transporte informou sobre a parceria em primeira mão na última terça-feira (1º).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/01/cptm-faz-convenio-com-uber-para-integracao-de-servicos/

As empresas também informaram as estações de trem envolvidas.

Na primeira fase do projeto, a criação dos pontos virtuais, semelhante aos existentes em locais como shoppings e aeroportos, foi realizada em 10 estações de cinco linhas da CPTM:

– Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi;

– Estações Brás e Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa;

– Estações Guaianases e Suzano, da Linha 11-Coral;

– Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira;

– Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade;

A parceria também contempla as estações Osasco e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante; e Santo Amaro e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda. A proposta é ampliar os pontos virtuais para as demais estações da CPTM.

COMO FUNCIONA:

Ainda na nota, a companhia de trens informou que o sistema funciona de forma que, ao abrir o aplicativo da Uber em uma estação, o passageiro é direcionado pela própria plataforma para locais específicos, facilitando o encontro com o motorista parceiro para o início da viagem. Esses pontos virtuais foram instalados em locais onde já existiam baias para veículos, em locais próximos aos acessos das estações, sem prejuízo à circulação de outros veículos e transporte coletivo de ônibus.

O formato permite que outros serviços de aplicativos também possam fazer parte da ação no futuro.

O diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira, explicou no mesmo comunicado que a parceria está alinhada à estratégia de atuação da companhia, baseada em proporcionar a melhor experiência ao passageiro. “A proposta é promover a mobilidade e a integração modal garantindo facilidade, rapidez e segurança nos deslocamentos dos nossos passageiros. As parcerias com os diversos agentes que fazem transporte de passageiros individual ou coletivo ajudam a melhorar o ir e vir dos cidadãos”, reforça.

  “A Uber é um complemento ao transporte público, principalmente no começo ou final dos percursos. Acreditamos que parcerias como essa, além de facilitar a vida dos usuários, contribuem com o planejamento e melhoria da mobilidade no entorno das estações”, afirmou o diretor de políticas públicas da Uber no Brasil, Ricardo Leite Ribeiro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi

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