Manaus (AM) testa ônibus de 15 metros com três eixos da Volkswagen

Meta da Prefeitura é renovar 80% dos ônibus que operam na capital até o final dessa gestão. Foto: Divulgação/Sinetram.

Estimativa é de que 76 novos veículos sejam incorporados à frota de ônibus ainda no primeiro semestre de 2022

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Manaus (AM) está testando o ônibus de 15 metros com três eixos da Volkswagen. O veículo opera em caráter experimental na linha 350, que faz o itinerário entre o Terminal 3 (T3), no bairro Cidade Nova, até o Terminal de Integração 2 (T2), na Cachoeirinha, passando pela avenida Djalma Batista.

Segundo a Prefeitura, após o período de teste, serão avaliados o desempenho do veículo e sua adaptação ao clima de Manaus, visando oferecer maior conforto aos usuários do transporte público da cidade.

O ônibus testado possui chassi 22.280 ODS, que tem suspensão a ar e capacidade para aproximadamente 100 passageiros, considerando sentados e em pé.

Segundo a Volkswagen, o posicionamento da dupla de eixos na frente permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação.

O motor é MAN D08 de 277 cavalos e a transmissão é ZF de seis marchas. A carroceria é Caio modelo Apache Vip IV.

No dia 12 de dezembro de 2019, o Diário do Transporte esteve na planta da Volkswagen Caminhões & Ônibus em Resende, no o Rio de Janeiro, experimentou o modelo.

No campo de testes da fabricante, o veículo apresentou um bom arranque e retomadas.

O tamanho e a configuração diferenciada impressionaram, mas no pequeno percurso testado, o veículo foi “delicado”, com bons encaixes de marchas e facilidade nas curvas.

Na ocasião, o gerente nacional de vendas de ônibus da companhia, Jorge Carrer, disse que até então 25 empresas operadoras em oito cidades haviam demonstrado interesse no modelo.

Relembre:

Ônibus de 15 metros da Volkswagen já é procurado por 25 empresas de oito cidades

COMPRA DE ÔNIBUS EM MANAUS

Em nota, a Prefeitura informou que, ao todo, serão 32 veículos do tipo Super Padron, com capacidade para transportar até 100 passageiros e com piso elevado, além de 44 ônibus convencionais que devem operar em diversas linhas de Manaus.

A meta da Prefeitura é renovar 80% dos ônibus que operam na capital até o final dessa gestão.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. José hélio Cesário da Cunha disse:

    Se for com ar-condicionado seja bem vindo caso não ,nem adianta pq esse tipo de ônibus só na ventilação é mesmo que a pessoa se sentisse dentre o de uma lata de sardinha muito abafado quente d+muitas das vezes se o dia estiver muito quente com aquele calor de 37 ☀️parece que a pessoa vai esta desmaiar no coletivo,por isso faço questão de deixar aqui esse meu pensamento pq eu sou um usuário de transporte coletivo,torço pra que quem administra essa área tem que pensar ,com mais carinho pois a maioria que usa transporte coletivo são trabalhadores que sai cedo da manhã pegando ônibus surper lotados,voltando a noite pra suas casas cansado e muitas das vezes fadigado,pense entrando em um ônibus as 17:00 ou as 18:00 com lotação maxima ,desejo que essa mudança seja para o bem e melhorias de todos 👍🙌

  2. José Renato disse:

    Parabéns a todos que estão empenhados no projeto. Parabéns ao prefeito Davi Almeida pelo esforço e dedicação.

  3. Aldivan f Queiroz disse:

    Esse ano é eleitoral provavelmente ele coloque meia dúzia de ônibus para propaganda isso é cultura dos nossos políticos é época dos milagres

  4. Francisco das chagas de mesquita disse:

    Ônibus com ar condicionado não funciona em Manaus poi já foi feita varias tentativas e não deram certo,o amazonense não sabe usar este tipo de ônibus, quando tinha com ar ele Sá faltavam arrancar as janelas,está é a realidade

Deixe uma resposta