Linhas de trem cheias de problemas, mas nem ViaMobilidade e nem CPTM informaram passageiros
Publicado em: 2 de fevereiro de 2022

Nos canais oficiais de estatal e de gigante privada, dizia que estava tudo normal, mas não era verdade e passageiros foram pegos de surpresa, mesmo consultando site e aplicativo
WILLIAN MOREIRA
Entre 5h e 8h43 desta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022, a circulação de trens nas linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira, teve problemas que aumentaram o tempo de espera por um trem e também da viagem em si.
Entretanto a concessionária ViaMobilidade e CPTM não informaram em seus canais oficiais as mudanças no atendimento, como por exemplo, em aplicativo ou site, deixando os usuários sem uma informação atual sobre a situação do transporte.
Nas linhas 8 e 9, dois problemas de sinalização provocaram maior espera e deixou plataformas cheias.
Já nas linhas 11 e 12, o sistema de controle de trens apresentou problemas, gerando lentidão e aumentando o intervalo médio.
O Diário do Transporte entrou em contato com as empresas questionando as mudanças na circulação. Leia abaixo as notas enviadas pela concessionária ViaMobilidade e CPTM sobre os problemas no transporte.
“A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, informa que a Linha 8-Diamante opera normalmente. Entre 5h e 6h23 os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido à falha de sinalização na região da Estação Júlio Prestes.”
“A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, informa que a Linha 9-Esmeralda opera normalmente. Entre 8h02 e 8h43 os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido à falha de sinalização na região da Estação Grajaú.”
“Na manhã desta quarta-feira (02/02), das 8h15 às 08h20 houve uma falha no sistema de controle das Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, ocasionando aumento dos intervalos entre os trens e maior tempo de parada nas estações, durante a atuação da equipe técnica.
Neste período, uma composição foi evacuada na estação Tatuapé, e os passageiros embarcaram no trem seguinte.A circulação já está normalizada.”
Normalmente as empresas operadoras dizem que não comunicaram porque foram falhas pontuais, não houve impactos em toda a linha, no tempo final de viagem, etc.
Mas os passageiros sentiram os problemas, muitos poderiam evitar se informados na hora.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Total falta de respeito com os usuários do sistema, simplesmente não ocorreram nenhum tipo de comunicação via sistema de som das estações, através de agentes em plataforma e nem mesmo no sistema de som dentro dos trens. Passageiros se acumularam nas estações e dentro dos trens lotados e com velocidade reduzida em plena pandemia! Lamentável o desrespeito!
Mentira..dessa via mobilidade.Cheguei atrasada 30 min por conta” desse probleminha” que segundo eles nao afeta a linha toda..inclusive liguei reclamando..e em nenhum momento houve alguma informaçao nos trens ou no site informando a situaçao das linhas.privatizar pra ficar pior nao dá..
Os gestores públicos desta última década (e virada) tem tido um problema chamado “comunicação”. Muito mais prático informar “vitórias” do que “derrotas”. Ou seja, mais fácil trabalhar com publicidade positiva do que com jornalismo realista.
A ausência de jornalistas dedicados a partir dos governos para informar problemas nos sistemas de transporte geram este tipo de problema. Tentam, sem a informação, repassar a leigos e quem não está diretamente afetado pelos problemas do transporte público, passar uma imagem de que “o sistema funciona – e bem”.
A comunicação sobre a situação do transporte público, ao meu ver, é bem mais lucrativa do que prejudicial. Explico.
– Quando se tem um transporte público lotado devido as falhas de sistema e problemas de comunicação, o usuário se chateia com o sistema e começa a buscar outras formas de não precisar usar-se daquele sistema lotado. Nem que seja comprando um carro velho e se metendo no trânsito.
– Isso significa menos um usuário nos meios de transporte e mais um carro ocupando faixa e gerando congestionamento.
– Uma comunicação eficiente repassa ao usuário a informação necessária para o mesmo tomar decisões que tanto não o façam ser mais um lotando e prejudicando o transporte público quanto ele achar uma forma confortável de ir ao seu ponto de destino. Seja de ônibus, trem ou misto de ambos.
Para mim…. nada funciona em falar de transporte público, mais pagamos e o povo tem q começar a exigir, pois a linha 8 diamante está um lixo, atrasos constante, trem muitos cheios e velhos está nova administradora não melhorou em nada só piorou o que era ruim ficou horrível, aí vem e fala q não alterou em nada por isso não comunicou eles não estão nem aí para a gente pq quem prescisa de transportes público e trabalhador, por isso q não fazem nada. Cadê o doria para ele andar de trem , não é eleq pede distanciamento social , tanta hipocrisia….. lixo de pais que só pensam dinheiro só isso q servimos para pagar impostos….
antes de oferecer novos serviços ao público, precisamos consertar nossa infraestrutura atual, equipamentos modernos não são nada sem se as pessoas não puderem usá-los corretamente.