Diário no Sul

Prefeitura de Porto Alegre fará experiência de tráfego compartilhado em rua do centro histórico

Foto: Cesar Lopes, Prefeitura de Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (31) avenida Borges de Medeiros terá permissão somente para táxis e lotações

ALEXANDRE PELEGI

A partir desta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, a prefeitura de Porto Alegre fará uma experiência de tráfego compartilhado no Centro Histórico da cidade.

O secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, conta que a medida atende a reivindicações de entidades ligadas ao comércio e serviços.

Chegou até a prefeitura o pedido de que as ruas do Centro Histórico voltem a permitir a convivência entre carros e pedestres, privilegiando os últimos, mas sem excluir os primeiros”, disse Schirmer.

A experiência, dentro da concepção de tráfego compartilhado, se baseia no conceito de que o carro é o responsável pela segurança do pedestre.

Num primeiro momento só poderão circular táxis e lotações pela avenida Borges de Medeiros, e com velocidade reduzida (máximo 20 km/h). O tráfego estará liberado ao longo de todo o dia, no trecho que começa na avenida Salgado Filho, passa pelo cruzamento com a rua dos Andradas (Esquina Democrática) e vai até a rua José Montaury.

O monitoramento da experiência, além da orientação aos motoristas, ficará a cargo dos agentes de fiscalização e da central de videomonitoramento e controle da mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O objetivo é garantir a segurança viária e minimizar os impactos no trânsito.

Além da liberação do tráfego, a prefeitura iniciou a revisão de toda a sinalização viária do Centro Histórico. As placas verticais serão substituídas por sinalização horizontal nos locais onde for verificada a possibilidade técnica para o tráfego compartilhado, conforme as normas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta