Cetesb concede licença ambiental prévia para Terminal de Ônibus Estação Varginha da CPTM
Publicado em: 28 de janeiro de 2022

Equipamento estará interligado à futura Estação da Linha 9 – Esmeralda, com previsão de entrega ainda em 2022; valor das obras é estimado em R$ 91 milhões
ALEXANDRE PELEGI
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concedeu para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a Licença Ambiental Prévia (LAP) para o Terminal de Ônibus Estação Varginha, interligado à futura estação de trens de mesmo nome da Linha 9 – Esmeralda.
O anúncio da Licença, que tem validade de cinco anos, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 28 de janeiro de 2022.
Como mostrou o Diário do Transporte, a CPTM lançou no dia 12 de janeiro passado, portanto há duas semanas, aviso de licitação para execução de obras visando a implantação do novo Terminal de Ônibus Varginha.
A Sessão Pública de abertura das propostas está marcada para o dia 23 de março de 2022 às 10h, e a estimativa é que na 1ª quinzena de maio o contrato seja formalizado com o vencedor do certame. Relembre:
As obras integram a extensão da linha 9-Esmeralda.
Em 04 de junho de 2020 foi publicado oficialmente extrato de convênio da CPTM com a SPTrans (São Paulo Transporte) para a implantação do Terminal Estação Varginha, localizado junto à futura estação Varginha.
O terminal deve receber ônibus e micro-ônibus do subsistema local das linhas municipais que servem bairros ainda mais no extremo da cidade.
O prazo de vigência é de 36 meses com renovações periódicas.
Em nota encaminhada ao Diário do Transporte, a CPTM informa que o valor estimado da contratação é de R$ 90.827.405,69 (base setembro/2021), com prazo para execução previsto em 36 meses, sendo 24 meses para execução dos serviços e 12 meses de operação assistida. O novo terminal atenderá as linhas do corredor Paulo Guilguer, provenientes dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José, Vila da Paz, além das linhas dos bairros a oeste e sul da Avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso.
“O escopo técnico prevê a realização de obras civis que contemplam a implantação de acesso viário ao terminal, implantação de acessos acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em conformidade aos critérios e parâmetros da NBR 9050. Implantação de plataformas de passageiros, construção do edifício operacional, com áreas operacionais e de funcionários, construção do edifício de acesso, com bicicletário, bilheterias e passarela de acesso às plataformas. Além de toda infraestrutura com implantação de sistemas de energia, soluções sustentáveis com captação de energia solar e aproveitamento de águas pluviais, bem como equipamentos de segurança com instalações de proteção e combate a incêndio, sistemas mecânicos e de utilidades, eletrônicos para tecnologia da informação, entre outros”, informa a nota da CPTM.
A licitação deve ocorrer na forma presencial pelo modo de disputa aberto, critério de julgamento menor preço e regime de execução de “contratação semi-integrada”.
PROLONGAMENTO
A retomada das obras da estação Varginha, no extremo da Zona Sul da capital paulista, ocorreu em janeiro de 2020. A promessa do governador João Doria, na ocasião, era de entrega da estação em julho de 2022. A obra estava parada desde 2015 por causa de problemas em relação aos contratos.
Também no mesmo dia, 18 de janeiro de 2020, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que o terminal de ônibus terá em torno de 10 mil metros quadrados e plataformas cobertas para embarque e desembarque.
A estação Varginha da CPTM terá cinco mil metros quadrados de área, quatro andares com acessos e mezaninos e deve receber em torno de 50 mil passageiros por dia. As obras da futura estação estão na fase de implantação da infraestrutura para via permanente e rede aérea. Iniciada em 2020, a construção da estação faz parte do lote 2 do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo com investimento total de R$ 975 milhões e objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região.
Relembre:
O prolongamento da linha 9-Esmeralda (hoje Osasco/Grajaú) terá dois trechos: Grajaú/Vila Natal-Mendes e Vila Natal-Mendes/Varginha.
A estação Mendes-Vila Natal foi inaugurada oficialmente no dia 10 de agosto de 2021.
Já a estação Varginha, cuja previsão de término é para o final de 2022, deverá ser entregue com o novo terminal de ônibus, sendo que será mantido o que já existe na região.
Há uma semana, no dia 06 de janeiro de 2022, o presidente da CPTM, Pedro Moro, postou no Instagram uma atualização do estado das obras da Estação Varginha:
“Começando o ano atualizando vocês sobre o andamento das obras da futura Estação Varginha! Os trabalhos seguem a todo vapor.
Podemos ver nas fotos a concretagem dos pilares do mezanino do acesso leste, o tratamento das estruturas, a alvenaria de fechamento das salas técnicas e a cabine primária”.
Juntamente com a linha 8-Diamante, a linha 9 foi concedida à iniciativa privada, com a CCR e o Grupo Ruas assumindo as operações em janeiro de 2022, mas os investimentos para esta expansão foram públicos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
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