Projeto de Lei pode obrigar integração entre bicicletas e ônibus em Curitiba (PR)
Publicado em: 27 de janeiro de 2022

Objetivo é promover a intermodalidade nos deslocamentos pela cidade
WILLIAN MOREIRA
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba (PR) um Projeto de Lei que busca promover uma integração de modais na cidade, interligando o sistema de ônibus urbanos e o uso de bicicletas.
Com 11 itens e 6 artigos, o projeto iniciado em setembro de 2021 determina a promoção da “intermodalidade entre o transporte coletivo público e a bicicleta”, possibilitando o cidadão usar a bicicleta ou o ônibus em uma parte do percurso e finalizando com o outro modal e vice-versa.
Uma das diretrizes é estabelecer o direito ao embarque e desembarque de maneira segura de bicicletas em terminais que contariam com bicicletários e também instalando suportes nos coletivos para o carregamento das bikes.
“É necessária uma norma municipal para que se efetive a intermodalidade entre todos os modais urbanos e, neste caso, no presente projeto de lei, a intermodalidade entre a bicicleta e o transporte coletivo”, afirma Marcos Vieira, vereador propositor do projeto.
Caso o projeto venha a ser aprovado, seguirá para sanção ou veto do prefeito e, no caso de nova aprovação, entra em vigor e prevendo uma reserva financeira no orçamento municipal para a implantação das medidas.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte