Resolução da STM autoriza a ViaMobilidade a assumir controle total da operação das Linhas 8 e 9 da CPTM a partir de 27 de janeiro

Foto: Adamo Bazani / Diário do Transporte.

Desde 27 de dezembro de 2021 operação dos trens está sob controle da concessionária, mas com gestão da CPTM

ALEXANDRE PELEGI

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) de São Paulo publicou no Diário Oficial deste sábado, 22 de janeiro de 2022, a Resolução nº 03 que autoriza a gestão completa das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pela ViaMobilidade.

A Resolução marca o início da decisão para o dia 27 de janeiro de 2022, próxima quinta-feira, como noticiado pelo Diário do Transporte no final de dezembro de 2021. Relembre:

Linhas 8 e 9 serão geridas completamente pela ViaMobilidade a partir do dia 27 de janeiro de 2022, diz STM


A ViaMobilidade, que venceu o leilão de concessão das duas linhas metropolitanas, já assumira a operação no dia 27 de dezembro passado, mas com a gestão sob controle da CPTM.

O Consórcio ViaMobilidade 8 e 9, formado pelo Grupo CCR e pelo Ruas Investimento e Participações S/A (ligado a empresas de ônibus da capital paulista), venceu o leilão de concessão de ambas as linhas no dia 20 de abril de 2021. O Grupo fez oferta de R$ 980 milhões pela outorga fixa, o que representou ágio de 202% sobre o valor mínimo.

Segundo a STM, a transição e o trabalho entre CPTM e ViaMobilidade tiveram início logo após a assinatura do contrato, ainda no primeiro semestre de 2021.

Treinamentos, repasses e reuniões foram feitos ao longo do segundo semestre e a transferência das funções da CPTM para a concessionária começou a ganhar corpo no último bimestre. Em novembro, agentes de segurança das duas empresas começaram a operar em conjunto nas estações, assim como condutores de trens da ViaMobilidade começaram a ingressar nas L8 e 9, com a supervisão da CPTM. Desde a última segunda, 27, a operação dos trens está sob controle da ViaMobilidade. Até o dia 27 de janeiro todas as demais funções passarão para a responsabilidade da nova concessionária. – diz a nota.

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos transportam mais de um milhão de pessoas diariamente, de acordo com a demanda anterior à pandemia.

Pelo contrato, a ViaMobilidade 8 e 9 terá que investir R$ 3,3 bilhões distribuídos nos primeiros anos da concessão, contemplando reforma de 30 estações, ampliação de seis estações (Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina) e a construção de uma nova estação.

Também está previsto no contrato de concessão a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente. Além disso, faz parte da lista das obrigações a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo pátio. Para operar as duas linhas, a concessionária vai precisar implementar um Centro de Controle Operacional (CCO) próprio, uma vez que as duas linhas hoje são controladas pelo CCO da CPTM no Brás.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. LUCAS SIQUEIRA DO NASCIMENTO disse:

    Será que a Mendes-Vila Natal vai passar a operar em horário comercial a partir do dia 27? Um dos funcionários que trabalha na estação confirmou que era esse dia, mas não tem como ter certeza. A CPTM não confirmou nada, enquanto isso continua sendo uma obra sem utilidade.

  2. Rondonópolis disse:

    Só sei que vai aumentar as tarifas dos trens privatizados

  3. Joan Queiroz disse:

    Imagina você comprar um terreno. Aí você constrói sua empresa nesse terreno, vende seu produto. Aí uma outra empresa vem, compra seu “ponto” e seu serviço sem gastar um centavo em melhorias e ainda por cima você tem que cobrir os prejuízos dessa outra empresa.

    Privatização em SP é assim….

  4. Rondonópolis disse:

    Joan, verdade quem tem informações privilegiadas aproveira.

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