Jundiaí (SP) tem quase 90% de usuários do transporte com celular com acesso à internet
Publicado em: 21 de janeiro de 2022

Pesquisa realizada por encomenda da prefeitura mostra que 46% dos passageiros se informam sobre linhas de ônibus através do smartphone
ALEXANDRE PELEGI
Uma pesquisa encomendada pela prefeitura de Jundiaí, interior de São Paulo, e divulgada nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, mostra que acessar a internet pelo celular é uma realidade para a maioria dos usuários do transporte coletivo do município.
A pesquisa foi feita pela consultoria APPC, dentro de um escopo mais geral: avaliar o transporte coletivo de Jundiaí.
De acordo com os dados mostrados hoje, 88% dos usuários dos ônibus municipais possuem celular com acesso à internet. Este percentual aumenta significativamente quando o público avaliado é mais jovem – 96%.
A pesquisa foi realizada no fim de novembro e início de dezembro do ano passado como parte das ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Foram ouvidos 400 usuários nos sete terminais urbanos da cidade.
Outro dado relevante é quanto aos usuários que se informam sobre linhas de ônibus através da internet. A pesquisa mostra que este percentual chega a 46%, o que já supera a quantidade dos que consultam os painéis colocados nos pontos e nos terminais (33%).
Outro item bem avaliado é quanto à facilidade na compra de cartões de transporte. Para 63% dos usuários este item foi bem avaliado,
O App “Já Jundiaí” permite que o usuário faça recargas do cartão comum de transporte ou da carteira digital por transferência bancária ou cartão de crédito, sem precisar ir a um terminal. A aplicativo tem um serviço digital com informações das viagens, onde o usuário tem acesso à rota dos ônibus em tempo real. Também é possível acessar todos os horários de ônibus através do APP Jundiaí. Ambos estão disponíveis para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.
A tecnologia no transporte público de Jundiaí possibilita o pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação, no interior dos ônibus.
“A tecnologia embarcada é uma realidade e tem uma adesão cada vez maior dos usuários, com mais opções e conforto para pagar sua viagem. No ano passado, esse tipo de pagamento cresceu dez vezes, de aproximadamente três mil em janeiro para 30 mil no fim do ano”, observa o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes