Greve de ônibus em Natal é suspensa temporariamente
Publicado em: 21 de janeiro de 2022

Decisão se dá porque Justiça propôs o retorno de 100% do pagamento do Vale-Refeição. Na quarta-feira (26) será realizada outra assembleia
ADAMO BAZANI
Motoristas de ônibus e demais trabalhadores do transporte coletivo de Natal (RN) decidiram nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, suspender a greve que teve início na terça-feira (18).
A categoria tomou a medida depois de, em audiência de conciliação, a justiça trabalhista propor o retorno do pagamento de 100% do vale-alimentação. Até então, os funcionários das empresas de ônibus só recebiam 50% do valor do benefício porque as companhias alegavam dificuldades no pico das restrições provocadas pela pandemia de covid-19, que reduziu a demanda pelos transportes coletivos.
Na quarta-feira, 26 de janeiro de 2022, os trabalhadores farão outra assembleia para decidirem se descartam a greve ou se retomam a paralisação, isso porque, há outras reivindicações.
Na audiência, foi acertado que em março será retomada a negociação do reajuste salarial dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Os trabalhadores pedem o índice de 10% de elevação sobre os salários.
A greve começou com 30% da frota nas ruas no dia 18 de janeiro de 2022, mas, no dia 19, a Justiça determinou que ao menos 50% do total de ônibus estivessem em serviço.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
No momento em que a justiça determinou que a frota voltasse para 50%, algumas linhas não acataram, como por exemplo a 78, que desde do início da greve nem saiu da garagem.