Prefeitura de SP volta a abrir Chamada Pública para contratação de empréstimo de R$ 200 milhões para corredor Chucri Zaidan

Primeiro trecho do Corredor Berrini / Chucri Zaidan foi entregue em 2015. Foto: Prefeitura de SP

Primeira tentativa de captar recursos para o projeto ocorreu em fevereiro de 2020; em março daquele ano, corredor foi selecionado pelo programa federal Avançar Cidades

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria da Fazenda da prefeitura de São Paulo publicou nesta quinta-feira, 20 de janeiro de 2022, chamada pública para instituições financeiras, organismos e entidades de crédito nacionais e estrangeiras, públicas e privadas em busca de financiamento das obras e serviços complementar para implantação e adequação de trechos do corredor de ônibus da Avenida Chucri Zaidan, na zona Sul da capital paulista.

Esta é a segunda vez que a prefeitura de São Paulo tenta captar os recursos.

A primeira vez, como mostrou o Diário do Transporte, ocorreu em fevereiro de 2020. Relembre:

Prefeitura de São Paulo abre chamada para obter crédito de R$ 200 milhões para corredor de ônibus na Chucri Zaidan

As intervenções serão para ampliação do corredor e melhoramentos nos trechos já existentes, além de obras de paisagismo. O traçado do prolongamento da Av. Chucri Zaidan apresenta uma extensão total de 3,42 quilômetros.

O custo total do projeto, de acordo com o edital da Chamada Pública, é de R$ 350 milhões, e a prefeitura explicita que se empenhará para a obtenção da Garantia da União mediante a prestação de contragarantias ao Tesouro Nacional.

A chamada traz exemplos de intervenções para a implantação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan:

– Implantação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan – Trecho 2: – Execução de túnel sob a Rua Cecília Lottenberg, antiga Rua José Guerra, em parede diafragma, com largura de 13m, contemplando 2 faixas por sentido, passeios laterais, canteiro central e sistemas; – Saídas de emergência e poços de ventilação;  Alargamento em superfície do viário existente (desapropriação já realizada) contemplando 2 faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus com pavimento em concreto, canteiro central com parada de ônibus e calçadas acessíveis; – Enterramento de redes aéreas

– Adequação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan – Trecho 3 (Av. Joao Doria a R. Antônio de Oliveira): – Adequação da geometria viária e vegetação existente para comportar 4 faixas por sentido, sendo a faixa da esquerda exclusiva para ônibus em pavimento rígido, canteiro central com parada de ônibus; – Enterramento de redes aéreas.

– Rampas cicloviárias na Ponte Laguna: – Implantação de rampa cicloviária na Ponte Laguna conectando-a com a ciclovia existente na margem Leste do Rio Pinheiros (lado do centro da cidade), em estrutura metálica, inclusive iluminação pública; – Instalação de iluminação pública na rampa cicloviária já executada na Ponte Laguna conectando-a com a ciclovia existente na margem Oeste do Rio Pinheiros (lado do Parque Burle Marx)

– Paisagismo ao longo de todo o viário executado e a executar.

– Urbanização das áreas remanescentes de desapropriação. O traçado do prolongamento da Av. Chucri Zaidan apresenta uma extensão total de 3.420 metros. Os trechos desenvolvidos em superfície tiveram o pavimento dimensionado para receber tráfego pesado e serão compostos por duas pistas, com quatro faixas cada, sendo à faixa da esquerda destinada a corredor exclusivo de ônibus. Exclusivamente no trecho com túnel e emboques, situado à Av. José Guerra e Prof. Manoelito de Ornelas, entre as ruas Antonio das Chagas e Luis Correia de Melo, são previstas duas pistas subterrâneas, cada qual provida de duas faixas de tráfego restritas à circulação de veículos de pequeno porte, e duas pistas em superfície, com duas faixas de tráfego cada. Neste mesmo trecho, a circulação de veículos destinados ao transporte coletivo se dará pela pista esquerda da via em superfície. O corredor de ônibus é atendido por cinco paradas à esquerda, localizadas no canteiro central da avenida, atendimento unidirecional com plataformas de 50 m de extensão e 3 m de largura.

De acordo com o edital da chamada pública, o prazo de amortização do financiamento será de nove anos, após o prazo de carência de um ano.

O financiamento faz parte de um projeto de lei da gestão Bruno Covas para captar R$ 1,2 bilhão para mobilidade, habitação, drenagem e sustentabilidade, que foi aprovado por comissões da Câmara Municipal em dezembro de 2019, como noticiou o Diário do Transporte:

Três Comissões da Câmara aprovam empréstimos para a prefeitura de SP no valor de R$ 1,2 bilhão

PROGRAMA AVANÇAR CIDADES

Como mostrou o Diário do Transporte, em março de 2020 a prefeitura de São Paulo foi selecionada no Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana (Grupo 02) para receber R$ 200 milhões para obras e serviços complementares do Corredor da Avenida Chucri Zaidan.

O financiamento seria liberado pela Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme previsto no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

Com a seleção final definida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, os municípios teriam até um ano para formalizar a contratação da proposta com o agente financeiro.

O Diário do Transporte solicitou à prefeitura detalhes dessa operação, se ela chegou a ser contratada e qual sua real situação. Assim que a resposta for encaminhada ela será publicada neste espaço. Relembre:

Prefeitura de São Paulo receberá 200 milhões do Pró-Transporte para corredor de ônibus na Chucri Zaidan

HISTÓRICO

Apresentado em 2007, na gestão do então prefeito Gilberto Kassab, o trecho inicial, com 3 km, teve as obras iniciadas em novembro de 2013, na gestão Fernando, e foi entregue em 28 de dezembro de 2015 (com 3,3 km).

Um novo trecho, aberto em fevereiro de 2018, ampliou o corredor para 6,65 quilômetros, dando início à operação da Extensão Viária Chucri Zaidan.

Em 15 de setembro de 2018, como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura entregou um novo trecho de 530 metros do Corredor. No mesmo dia, a parada de ônibus Complexo JK também passou a funcionar, no canteiro central da Avenida Chedid Jafet. Relembre: SPTrans entrega trecho do Corredor Berrini neste sábado

Falta apenas a conclusão do túnel de 880 metros.

As obras do Corredor também estavam relacionadas para receber recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano – Fundurb, da prefeitura de São Paulo.

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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