Prefeitura de São Paulo receberá 200 milhões do Pró-Transporte para corredor de ônibus na Chucri Zaidan

Primeiro trecho do Corredor Berrini / Chucri Zaidan foi entregue em 2015. Foto: Prefeitura de SP

Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou ainda financiamento de R$ 6 milhões para a prefeitura de Curitiba no projeto de implantação de Estações Tubo no Eixo BRT-Linha Verde

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de São Paulo foi selecionada no Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana (Grupo 02) para receber R$ 200 milhões para obras e serviços complementares do Corredor da Avenida Chucri Zaidan.

O financiamento será liberado pela Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme previsto no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

A Portaria, publicada na edição desta terça-feira, 24 de março de 2020, contempla ainda propostas das prefeituras de Curitiba (PR) e Serra (ES). Nos dois casos, o financiamento será liberado também pela Caixa Econômica Federal.

No caso da capital paranaense, o Ministério selecionou proposta no valor de R$ 6,1 milhões para a implantação de três conjuntos de Estações Tubo no Eixo BRT-Linha Verde: Estação Avenida das Torres; Estação Centro Politécnico/UFPR; e Estação Jardim Botânico.

Já o município de Serra, na Grande Vitória (ES), receberá financiamento de R$ 3,4 milhões para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana municipal.

A taxa nominal de juros das operações de empréstimo do Pró-Transporte é de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de até 2% e taxa de risco de crédito de 1%. O prazo para pagamento é de até 20 anos.

Com a seleção final definida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, os municípios terão agora até um ano para formalizar a contratação da proposta com o agente financeiro.

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CHUCRI ZAIDAN

Como mostrou o Diário do Transporte em fevereiro deste ano, a Secretaria da Fazenda da prefeitura de São Paulo publicou chamada pública para instituições financeiras, organismos e entidades de crédito nacionais e estrangeiras, públicas e privadas em busca de financiamento das obras e serviços complementares para implantação e adequação de trechos do corredor de ônibus da Avenida Chucri Zaidan, na zona Sul da capital paulista. Relembre: Prefeitura de São Paulo abre chamada para obter crédito de R$ 200 milhões para corredor de ônibus na Chucri Zaidan

A operação de crédito tinha o valor de R$ 200 milhões, com o valor total da obra estimado em R$ 210,5 milhões – R$ 210.520.000,00 (duzentos e dez milhões, quinhentos e vinte mil reais).

As intervenções serão para ampliação do corredor e melhoramentos nos trechos já existentes, além de obras de paisagismo. O traçado do prolongamento da Av. Chucri Zaidan apresenta uma extensão total de 3,42 quilômetros.

A chamada trouxe alguns exemplos de intervenções:

– Implantação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan – Trecho 2: – Execução de túnel sob a Rua Cecília Lottenberg, antiga Rua José Guerra, em parede diafragma, com largura de 13m, contemplando 2 faixas por sentido, passeios laterais, canteiro central e sistemas; – Saídas de emergência e poços de ventilação;  Alargamento em superfície do viário existente (desapropriação já realizada) contemplando 2 faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus com pavimento em concreto, canteiro central com parada de ônibus e calçadas acessíveis; – Enterramento de redes aéreas

– Adequação do Corredor de Ônibus da Av. Chucri Zaidan – Trecho 3 (Av. Joao Doria a R. Antônio de Oliveira): – Adequação da geometria viária e vegetação existente para comportar 4 faixas por sentido, sendo a faixa da esquerda exclusiva para ônibus em pavimento rígido, canteiro central com parada de ônibus; – Enterramento de redes aéreas.

– Rampas cicloviárias na Ponte Laguna: – Implantação de rampa cicloviária na Ponte Laguna conectando-a com a ciclovia existente na margem Leste do Rio Pinheiros (lado do centro da cidade), em estrutura metálica, inclusive iluminação pública; – Instalação de iluminação pública na rampa cicloviária já executada na Ponte Laguna conectando-a com a ciclovia existente na margem Oeste do Rio Pinheiros (lado do Parque Burle Marx)

– Paisagismo ao longo de todo o viário executado e a executar.

– Urbanização das áreas remanescentes de desapropriação. O traçado do prolongamento da Av. Chucri Zaidan apresenta uma extensão total de 3.420 metros. Os trechos desenvolvidos em superfície tiveram o pavimento dimensionado para receber tráfego pesado e serão compostos por duas pistas, com quatro faixas cada, sendo à faixa da esquerda destinada a corredor exclusivo de ônibus. Exclusivamente no trecho com túnel e emboques, situado à Av. José Guerra e Prof. Manoelito de Ornelas, entre as ruas Antonio das Chagas e Luis Correia de Melo, são previstas duas pistas subterrâneas, cada qual provida de duas faixas de tráfego restritas à circulação de veículos de pequeno porte, e duas pistas em superfície, com duas faixas de tráfego cada. Neste mesmo trecho, a circulação de veículos destinados ao transporte coletivo se dará pela pista esquerda da via em superfície. O corredor de ônibus é atendido por cinco paradas à esquerda, localizadas no canteiro central da avenida, atendimento unidirecional com plataformas de 50 m de extensão e 3 m de largura.

De acordo com o edital da chamada pública, o prazo de amortização do financiamento será de 20 anos.

O financiamento faz parte de um projeto de lei da gestão Bruno Covas para captar R$ 1,2 bilhão para mobilidade, habitação, drenagem e sustentabilidade, que foi aprovado por comissões da Câmara Municipal em dezembro de 2019, como noticiou o Diário do TransporteTrês Comissões da Câmara aprovam empréstimos para a prefeitura de SP no valor de R$ 1,2 bilhão

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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