Rio Branco (AC) assume transporte e contrata emergencialmente Ricco Transporte para operar linhas municipais
Publicado em: 17 de janeiro de 2022

Companhias de ônibus suspenderam no domingo os serviços alegando falta de recursos para compra de óleo diesel; MP vai acionar Justiça contra viações que paralisaram operação
ADAMO BAZANI
A prefeitura de Rio Branco (AC) informou no início da tarde dessa segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, que vai assumir os transportes urbanos.
Para isso, foi contratada emergencialmente a empresa Ricco Transportes para início nesta terça-feira (18) com o objetivo de realizar as operações.
A Ricco até a realização de uma nova licitação do sistema.
De acordo com postagem do prefeito Tião Bocalom, serão 51 ônibus, todos com acessibilidade.
Destra frota, 30 terão ar-condicionado.
“A partir de amanhã a prefeitura de Rio Branco assumirá o transporte coletivo na capital por conta do abandono do transporte das empresas concessionárias. E anuncia a chegada de uma nova empresa que assumirá parte do transporte coletivo na cidade.” – diz a postagem.
De acordo com o prefeito, os serviços começarão a ser prestados nesta terça-feira por volta das 6 horas. Ele disse também que enquanto durar o decreto de emergência a empresa Ricco Transportes, do Estado de São Paulo, assumirá parte dos serviços e que 51 veículos já estão a caminho de Rio Branco. Mais da metade desses carros tem ar-condicionado.
“Nós vamos resolver o problema do transporte coletivo em Rio Branco. Todos sabem que essas empresas que estão aí sempre ditaram a forma como iria funcionar o Sistema, e sempre foi em benefício dos empresários. Nós estamos acabando com isso, na nossa gestão o transporte público atenderá a população. Nós já baixamos o preço da passagem, convocamos novas empresas e agora, já que essas que atuam hoje não querem trabalhar, vamos usar da lei para que o nosso povo não fique na mão” disse Bocalom.
O prefeito disse ainda, esperar que até a semana que vem as linhas de ônibus da capital já estejam sendo atendidas pela nova empresa. “A Ricco é uma empresa que atua nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ela já está enviando ônibus seminovos, por enquanto, para atender as linhas que a empresa Floresta atende atualmente. Só peço um pouquinho de paciência à nossa população. Estamos resolvendo um problema que vem de anos e anos e nenhum prefeito se atreveu a resolver” completou o prefeito.
Foi necessário tomar essa atitude para não prejudicar a população. Os serviços à população, de forma emergencial, visam atender prioritariamente os trabalhadores que usam o transporte coletivo para se locomoverem ao local de trabalho.
O prefeito Tião Bocalom pediu a compreensão da população neste momento, mas ressaltou que a Prefeitura está procurando resolver o problema e neste momento soma esforços para amenizar os transtornos causados.
Como mostrou o Diário do Transporte, entrou no segundo dia, nesta segunda-feira (17), a paralisação das empresas de ônibus do município.
As três empresas do sistema (Auto Viação Floresta e o Consórcio Via Verde, formado pelas empresas São Judas Tadeu e Via Verde), suspenderam as atividades alegando falta de recursos para a compra de insumos, como óleo diesel e lubrificantes.
Relembre:
Na segunda-feira passada (10), a Auto Viação Floresta já havia deixado a operação de 11 linhas para as quais a prefeitura determinou que as demais empresas assumissem os serviços.
Relembre:
O MP (Ministério Público) informou ainda nesta segunda-feira (17) que vai acionar a Justiça contra as empresas e empresários de ônibus pela interrupção de serviços por parte das viações.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários