Informe publicitário

O impacto positivo do Sistema de Otimização do Planejamento da Goal Systems na Plataforma Transportes, de Salvador (BA)

À esquerda Velton Días Pereira, Diretor Comercial - Brasil da Goal Systems; à direita, Matheus Evangelista, diretor de operação da Plataforma Transportes

Desde abril de 2021, a Plataforma Transportes, uma das principais operadoras de transporte público da cidade de Salvador, Bahia, realiza o seu planejamento operacional de forma totalmente otimizada, com a utilização do software GoalBus®, da Goal Systems, tecnologia de ponta em inteligência artificial.

A Plataforma Transportes é uma SPE constituída em 2015 que possui 750 veículos, opera em 170 linhas e 50 terminais, e emprega 1550 tripulações.

Após a realização de um projeto piloto com o GoalBus®, foram obtidos resultados expressivos e uma economia relevante no planejamento operacional, o que viabilizou o projeto de implantação efetiva para toda a frota operada pelo consórcio. “O planejamento realizado com o sistema da Goal Systems atende a todas as normas e restrições legais e operacionais do negócio da Plataforma, algo de extrema importância para mitigar os riscos de multas e ações judiciais por não observância das normas trabalhistas”, destaca Matheus Evangelista, diretor de operação da Plataforma Transportes.

Romano Garcia, Diretor Comercial para a América Latina e Diretor Geral para o Brasil da Goal Systems, destaca outros benefícios que a Plataforma Transportes está colhendo com a utilização do GoalBus®: “com a pandemia, o planejamento do transporte público se tornou absolutamente dinâmico. A inteligência artificial presente no GoalBus® permite à Plataforma realizar o seu planejamento operacional de forma ágil, dinâmica e econômica, com a vantagem de poder simular diversos cenários de planejamento em minutos e eleger o de melhor custo x benefício para se colocar em operação”.

Os próximos passos serão: preparar a empresa para a implantação da otimização das escalas de motoristas, realizar a otimização com base nos dados da demanda de passageiros e promover a integração com os demais provedores de tecnologia da Plataforma, tais como: monitoramento de frota por GPS, gestão corporativa (ERP) e telemetria.

“Na equação do planejamento, a variável demanda é o pilar mais importante para se obter uma oferta equilibrada e em linha com as necessidades dos clientes. Pensando nisto, a Goal Systems desenvolveu um módulo de demanda, capaz de receber os dados da matriz OxD (origem x destino), visando ofertar o veículo na faixa horária necessária para atender a demanda com uma oferta ideal”, explica Velton Pereira, Diretor Comercial da Goal Systems para o Brasil.

Sobre a Goal Systems:

A Goal Systems, líder mundial em sistemas de otimização para o transporte público, atua no mercado há 30 anos e possui centenas de clientes em 25 países, com duas filiais no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa detém ampla experiência no desenvolvimento e na implantação de sistemas de planejamento com inteligência artificial, objetivando a maior rentabilidade, competitividade e sustentabilidade de seus clientes. Saiba mais em: http://www.goalsystems.com/pt/br/ ou entre em contato através do e-mail: comercial@goalsystems.com.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta