Metrô de São Paulo emite Ordem de Serviço para o Consórcio MNEPIE iniciar a elaboração do Projeto Básico da Linha 19-Celeste

Linha está prevista para ter 17,6 quilômetros de extensão. Foto: Reprodução.

Trabalhos contemplam o trecho que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, à estação Anhangabaú, no centro

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo emitiu na última quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, a Ordem de Serviço para o Consórcio MNEPIE iniciar a elaboração do Projeto Básico da Linha 19-Celeste, no trecho que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, à estação Anhangabaú, no centro de São Paulo.

Segundo a companhia, a empresa tem 20 meses para concluir todo o estudo que é um dos mais importantes para a implantação de uma linha de metrô, definindo o formato final do traçado da linha e das estações, servindo para a contratação do projeto executivo e das obras, além do modelo de captação de recursos financeiros.

Além disso, o Metrô abriu a licitação que vai contratar um estudo mercadológico para identificar as melhores formas de exploração comercial e imobiliária dos ativos desta linha.

O estudo será feito para que os ativos sejam incluídos na formatação do projeto, com o objetivo de atrair futuros investimentos que podem ajudar na sua construção.

SOBRE A LINHA

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

Os estudos iniciais estimam uma demanda aproximada de 630 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú, possibilitando reduzir a emissão de 727 toneladas de poluentes, 75 mil toneladas de gases do efeito estufa por ano e 37 milhões de litros de combustível por ano.

Ainda segundo o Metrô, quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos estimados.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Marcos Henrique Saat disse:

    A linha 19, nesta etapa , deveria ser projetada para ir até a estação Brigadeiro para se conectar com a linha 2 verde e esta linha não deveria acabar no Bosque Maia e sim até a rodoviária de Guarulhos e também se conectar com a linha 13 (Expresso Aeroporto que não chega no Aeroporto).

  2. Santos disse:

    Dá pra fazer apenas uma linha pôr vez, porque demora demais, quando termina já está superada só serve pra políticos tirar proveito, fica aqui minha crítica meu desabafo.

Deixe uma resposta para Marcos Henrique SaatCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading