Mato Grosso do Sul terá Passe Livre Intermunicipal Digital em 2022

Foto: Tiago Wenceslau de Souza / Ônibus Brasil

Governo estadual moderniza sistema para beneficiar pessoas idosas e com deficiência

ALEXANDRE PELEGI

O benefício da gratuidade ou desconto nos ônibus intermunicipais para pessoas idosas e com deficiência no Mato Grosso do Sul será modernizado em 2022.

O objetivo é facilitar o acesso e a utilização.

Segundo o Executivo Estadual a carteirinha do passe-livre ganhará a versão digital, o que liberará a necessidade de portar o documento físico, bastando o acesso por aplicativo no smartphone.

O diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Carlos Alberto de Assis, afirma que a medida é uma inovação que os tempos atuais exigem. “Precisamos oferecer facilidade para o cidadão, com menos burocracia, garantindo os direitos legais com a maior praticidade possível”, diz.

Em reunião com a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, o diretor de Transportes da Agência, Matias Gonsales Soares, e equipe da Sedhast, em dezembro, Carlos Assis discutiu o andamento do projeto, a previsão de disponibilizar ao público e conheceu o layout do documento eletrônico.

A promessa é de que o “Passe Livre Intermunicipal Digital” será lançado ainda em 2022, com acesso pelo APP MS Digital.

A opção digital vai ficar disponível aos beneficiários, que podem utilizar esse modelo ou também fazer a retirada da versão tradicional, impressa, nos Centros de Referência de Assistência Social [Cras]”.

O Programa Passe Livre Intermunicipal, benefício concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, atende às pessoas idosas com 60 anos ou mais e às pessoas com deficiência, que tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

O Passe Livre garante o direito a viajar em transporte convencional, sem o pagamento de passagem. São duas vagas nos ônibus e uma nos micro-ônibus para cada categoria de beneficiário. No caso dos idosos, ainda há a oferta de duas poltronas com desconto.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta