Florianópolis descarta aumento de tarifa de ônibus em 2022 e apresenta pacote de medidas nos transportes

Tarifa menor fora dos horários de pico, tarifa vai e vem; pix, cartão de crédito e débito para pagamento de passagem e linhas bairro a bairro com valor mais baixo estão entre os anúncios

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Florianópolis descartou na manhã desta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, reajuste da tarifa de ônibus para 2022.

Além disso, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano apresentou uma série de medidas que serão gradativamente implantadas no sistema de transportes.

Entre os anúncios, estão tarifa Vai e Vem; gratuidade para todos os passageiros nos últimos domingos do mês; desconto em viagens fora do horário de pico; pagamento das passagens de ônibus com pix, cartão de crédito e débito; carregamento online de cartão; ônibus de madrugada e acréscimo de 1700 horários de ônibus.

Por meio de nota, a prefeitura detalha as novidades, que passam a entrar em vigor a partir de janeiro de 2022.

Tarifa Vai e Vem

Com a tarifa Vai e Vem será possível ir e voltar para qualquer lugar da cidade pagando apenas uma passagem. Durante 3 horas será possível utilizar o ônibus convencional para qualquer direção quantas vezes quiser pagando apenas uma tarifa. Por exemplo: quem mora no Campeche poderá vir até o Centro da cidade e voltar para o Campeche com apenas uma passagem, desde que o tempo utilizando o cartão da primeira até a última vez seja de até 3 horas. A ação passa a entrar em vigor a partir do dia 25 de janeiro.

Domingo na faixa

Todo último domingo do mês será com tarifa zero para o transporte coletivo de Florianópolis. Nos outros domingos do mês, será realizada a tarifa Vai e Vem. A ação entra em vigor a partir do dia 30 de janeiro.

 Passagem mais barata fora dos horários de pico

Fora dos horários de pico, a passagem de ônibus ficará R$1,00 mais barata. O objetivo é trazer novos usuários, espalhando melhor o número de passageiros nas linhas de transporte coletivo.  A ação passa a entrar em vigor no dia 18 de janeiro.

Os horários com desconto serão:

– Das 9:00 às 11:00

– Das 14:00 às 16:00

– Das 20:00 às 24:00

Busão do Bairro

 Com o propósito de incentivar o uso do transporte coletivo para deslocamentos curtos dentro dos bairros, será implantada a operação de linhas circulares mais baratas. Por exemplo: quem mora no Santinho e quer ir até os centrinho Ingleses poderá utilizar uma dessas linhas circulares mais barata para fazer o seu deslocamento. A ação passa a valer a partir da segunda quinzena de janeiro.

Madrugadão

Serão 10 linhas com novos itinerários, em bairro residenciais, locais com maior demanda e com vida noturna mais ativa. A ação passa a valer a partir do dia 05 de janeiro.

 Sistema Pague Fácil

 O pagamento da passagem do transporte coletivo será facilitado, podendo ser feito através de pix, cartão de crédito e débito, e carregamento online do cartão de transporte. A ação passa a valer a partir do mês de fevereiro.

Mais novidades no transporte coletivo de Florianópolis

 Em janeiro, serão acrescidos 1700 horários de ônibus, sendo 800 colocados à disposição a partir do primeiro mês de 2022 e com o retorno das aulas, serão colocados mais 900 horários até março.

 “Nós entendemos que manter a tarifa sem reajuste era preciso, já que as pessoas vêm sofrendo uma série de dificuldades financeiras por conta da pandemia. Foi uma ação muito estudada, pensada com responsabilidade, para equilibrarmos os valores e não repassarmos nenhum aumento para a população e favorecer a retomada econômica. Mas conseguimos ir além disso: vamos manter a tarifa e vamos dar descontos. Queremos que essas ações não só aliviem o bolso das pessoas, mas que também melhorem a mobilidade da nossa cidade. Incentivando o uso do transporte coletivo, estaremos diminuindo o trânsito e as filas que acontecem especialmente no verão”, disse na nota o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta