Maioria dos usuários do transporte de Foz do Iguaçu está insatisfeita com a qualidade do serviço
Publicado em: 21 de dezembro de 2021

Para 34,4% o transporte coletivo da cidade é péssimo; 18,7% o consideram ruim
ALEXANDRE PELEGI
Uma pesquisa feita pela Prefeitura Municipal e pela Foztrans – Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu, não trouxe boas notícias para quem opera o transporte coletivo na cidade paranaense.
Apresentada na Câmara Municipal da cidade nesta segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, a pesquisa apurou que 70% dos usuários do sistema de ônibus de Foz estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o serviço.
No quesito avaliação do transporte coletivo como um todo, 34,4% o consideram péssimo; 18,7% ruim; 30,3% regular; 12,8% bom; 3,3% ótimo; e 0,5% não sabem ou não opinaram.
Foram entrevistadas quase 1.500 pessoas, entre usuários, não usuários e motoristas. A pesquisa teve duas fases: a quantitativa e a qualitativa, realizada de 18 a 25 de novembro deste ano.
Para o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, a pesquisa é mais um instrumento que vai embasar as decisões necessárias sobre o serviço municipal.
“O transporte coletivo é uma questão de toda sociedade, não apenas de quem usa, pois interfere em outras importantes áreas, como a saúde, a mobilidade urbana. Por isto, o poder público não pode se omitir e estamos tomando as medidas necessárias”, complementou Brasileiro.
Os usuários elegeram ainda como principais pontos negativos o atraso/demora entre um ônibus e outro (17,2%); a falta de ônibus no ponto (15,6%); a superlotação (13,3%); o horário das frotas (9,2%); e as poucas frotas de ônibus (6,2%).
OUTROS DADOS
A pesquisa trouxe outros dados sobre o sistema de transporte de Foz do Iguaçu:
= 67,2% dos usuários acreditam que o transporte piorou no último ano;
= 23,1% estão insatisfeitos quanto à frequência dos ônibus, e 42,1% muito insatisfeitos;
= 65,4% dizem que os veículos estão muito ocupados e 19,7% responderam que estão ocupados em excesso.
Os usuários responderam ainda quais são os itens que julgam importantes nos ônibus:
= álcool em gel (62,3%);
= ônibus com mais assentos (61,3%);
= ônibus com ar condicionado (56,2%);
= câmeras de segurança (46,9%);
= wi-fi (26,2%);
= tomadas e conectores USB (20,5%);
e espaço para transporte de bicicletas (12,8%).
Quanto ao custo da passagem, há divergências sobre aumentar o valor vinculando a investimentos em melhorias na frota de ônibus e no sistema de transporte coletivo:
= 17,% concordam totalmente;
= 25,1% concordam parcialmente;
= 14,6% não concordam, nem discordam;
= 12,1% discordam parcialmente;
e 30% discordam totalmente.
Outro dado interessante é quanto a quem deixou de usar o sistema de ônibus: 74,5% dos não usuários disseram que voltariam a usar o transporte coletivo.
PESQUISA ON-LINE
A prefeitura também realizou uma pesquisa on-line entre 20 de outubro e 10 de dezembro, mas os resultados foram ainda piores: 71% respondeu estar muito insatisfeito com o transporte, e 24,3% insatisfeitos.
Principais pontos negativos apontados:
= poucos horários/pontualidade (24,8%),
= falta de ônibus (22%),
= superlotação (20,1%),
= falta de linhas (9%),
= preço/formas de pagamento (8,1%).
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes