Radial publica esclarecimento sobre uso do Cartão BOM em Suzano

Foto: Glauber Medeiros / Ônibus Brasil

Empresa que atende o transporte coletivo de Suzano (SP) chama de “informação mentirosa” notícias que falam sobre mudança no cartão do transporte municipal

ALEXANDRE PELEGI

A empresa Radial que opera o transporte coletivo de Suzano, na Grande São Paulo, divulgou nota nesta segunda-feira, 20 de dezembro de  2021, desmentindo eventuais mudanças em seu sistema de bilhetagem eletrônica.

A Radial primeiro esclarece que a retirada do Cartão BOM foi ação exclusiva de sua administradora e responsável, a empresa Autopass, em substituição pelo cartão TOP. Seu uso, esclarece a empresa, é voltado para os transportes geridos pelo Estado de São Paulo, ou seja, Trem, Metrô e ônibus das linhas intermunicipais.

A Radial Transporte, concessionária e responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica de Suzano, aderiu ao cartão ONPAG para a bilhetagem eletrônica nos municípios onde tem operação”, esclarece a nota, que complementa afirmando que movimentos e informações ligando a empresa com a mudança do cartão é “Fake News, informação mentirosa, que busca prejudicar a companhia. E todos os usuários de transporte público de Suzano não sofrerão quaisquer prejuízos com a mudança do cartão”, conclui a nota.

A empresa ainda esclarece que o crédito no Cartão BOM não é de sua responsabilidade, mas da empresa Autopass. “A Radial é apenas uma das poucas credenciadas pela Autopass para aceitar o Cartão BOM no transporte municipal”, diz a empresa.

Por fim, a Radial Transporte reforça informações veiculadas desde o mês de novembro, que os ônibus municipais deixarão de aceitar o Cartão BOM a partir do dia 31 de dezembro de 2021. “E caso haja prorrogação deste prazo os usuários serão comunicados”, conclui.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Um dos maiores problemas do fim do Cartão BOM é justamente o fato que vários municípios na Grande São Paulo o adotaram para o uso no sistema municipal de transportes. Isso permitia integração tarifária e menos atrito na hora das recargas – moradores de uma cidade com sistema baseado no Cartão BOM teriam a possibilidade de uso em outros modais de municípios que usam o mesmo cartão, o sistema metropolitano paulistano e o sistema ferroviário.

    Com o fim abrupto, isso gerou este problema que vemos: municípios não utilizando mais o cartão, o que significa fim de integrações tarifárias e praticidade no uso de um cartão de transporte.

    Não duvido que ano que vem será bem problemático no transporte público. E espero que esta situação do BOM desnude os meandros desta maldita troca, na qual espero que imprensa especializada e entusiastas do trasnporte público exponham os problemas e interesses terceiros.

  2. Luiz Bezerra da Silva disse:

    Então esse bilhete top não é confiável

  3. Antonio disse:

    Que mentira não tem nem uma informação, nem nos ônibus e nem nas vans quando menos no terminal sobre a mudança para OnPag quanto menos que não vai aceitar data que vai aceitar o bom. Fake é a falta de respeito com o usuário isso sim.

  4. Paulo disse:

    Esse cartão top é uma porcaria não tem lugar para fazer recarga só veio para atrapalhar o dia da gente o bilhete bom tava funcionando perfeitamente algum desocupado for lá e teve a ideia de mudar para o cartão top em vez de facilitar o dia a dia da população veio para atrapalhar porque nenhum aplicativo funciona

  5. ALEXANDRE KARPAVICIUS FILHO disse:

    Quem de fato, faz o transporte coletivo em Suzano, é a Coopertrans. A Radial coloca alguns onibus na hora do “pico” e depois os recolhe quase na totalidade a sua garagem. Mas recebe um percentual das vans. A prefeitura finge que fiscaliza e o povo finge que está tudo certo. Esse é o fato . Colocam no custo da tarifa o transporte dos idosos, mas as vans recusam o uso.

  6. Francisco Carlos disse:

    Mexer no cartão Bom que já está certo, é pura maluquice, e falta de sensibilidade, só trás transtorno aos usuários..

  7. Rosana de Mattos Pereira disse:

    Bando de safados, mudar o que já está dando certo… roubo e brincar com a população. E quem tem créditos no bilhete bom .. será reembolsado nesse tal novo bilhete…

Deixe uma resposta