Radial publica esclarecimento sobre uso do Cartão BOM em Suzano
Publicado em: 20 de dezembro de 2021
Empresa que atende o transporte coletivo de Suzano (SP) chama de “informação mentirosa” notícias que falam sobre mudança no cartão do transporte municipal
ALEXANDRE PELEGI
A empresa Radial que opera o transporte coletivo de Suzano, na Grande São Paulo, divulgou nota nesta segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, desmentindo eventuais mudanças em seu sistema de bilhetagem eletrônica.
A Radial primeiro esclarece que a retirada do Cartão BOM foi ação exclusiva de sua administradora e responsável, a empresa Autopass, em substituição pelo cartão TOP. Seu uso, esclarece a empresa, é voltado para os transportes geridos pelo Estado de São Paulo, ou seja, Trem, Metrô e ônibus das linhas intermunicipais.
“A Radial Transporte, concessionária e responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica de Suzano, aderiu ao cartão ONPAG para a bilhetagem eletrônica nos municípios onde tem operação”, esclarece a nota, que complementa afirmando que movimentos e informações ligando a empresa com a mudança do cartão é “Fake News, informação mentirosa, que busca prejudicar a companhia. E todos os usuários de transporte público de Suzano não sofrerão quaisquer prejuízos com a mudança do cartão”, conclui a nota.
A empresa ainda esclarece que o crédito no Cartão BOM não é de sua responsabilidade, mas da empresa Autopass. “A Radial é apenas uma das poucas credenciadas pela Autopass para aceitar o Cartão BOM no transporte municipal”, diz a empresa.
Por fim, a Radial Transporte reforça informações veiculadas desde o mês de novembro, que os ônibus municipais deixarão de aceitar o Cartão BOM a partir do dia 31 de dezembro de 2021. “E caso haja prorrogação deste prazo os usuários serão comunicados”, conclui.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Um dos maiores problemas do fim do Cartão BOM é justamente o fato que vários municípios na Grande São Paulo o adotaram para o uso no sistema municipal de transportes. Isso permitia integração tarifária e menos atrito na hora das recargas – moradores de uma cidade com sistema baseado no Cartão BOM teriam a possibilidade de uso em outros modais de municípios que usam o mesmo cartão, o sistema metropolitano paulistano e o sistema ferroviário.
Com o fim abrupto, isso gerou este problema que vemos: municípios não utilizando mais o cartão, o que significa fim de integrações tarifárias e praticidade no uso de um cartão de transporte.
Não duvido que ano que vem será bem problemático no transporte público. E espero que esta situação do BOM desnude os meandros desta maldita troca, na qual espero que imprensa especializada e entusiastas do trasnporte público exponham os problemas e interesses terceiros.
Então esse bilhete top não é confiável
Que mentira não tem nem uma informação, nem nos ônibus e nem nas vans quando menos no terminal sobre a mudança para OnPag quanto menos que não vai aceitar data que vai aceitar o bom. Fake é a falta de respeito com o usuário isso sim.
Esse cartão top é uma porcaria não tem lugar para fazer recarga só veio para atrapalhar o dia da gente o bilhete bom tava funcionando perfeitamente algum desocupado for lá e teve a ideia de mudar para o cartão top em vez de facilitar o dia a dia da população veio para atrapalhar porque nenhum aplicativo funciona
Quem de fato, faz o transporte coletivo em Suzano, é a Coopertrans. A Radial coloca alguns onibus na hora do “pico” e depois os recolhe quase na totalidade a sua garagem. Mas recebe um percentual das vans. A prefeitura finge que fiscaliza e o povo finge que está tudo certo. Esse é o fato . Colocam no custo da tarifa o transporte dos idosos, mas as vans recusam o uso.
Mexer no cartão Bom que já está certo, é pura maluquice, e falta de sensibilidade, só trás transtorno aos usuários..
Bando de safados, mudar o que já está dando certo… roubo e brincar com a população. E quem tem créditos no bilhete bom .. será reembolsado nesse tal novo bilhete…