Eletromobilidade

BYD entrega primeiros dois ônibus elétricos para Mansfield, no Reino Unido

Esta é a primeira vez que a parceria BYD/ADL entrega ônibus elétricos de 10,2 m fora de Londres

Encomenda total é de quatro veículos de 10,2m do modelo BYD ADL Enviro200EV

ALEXANDRE PELEGI

A parceria BYD/ADL entregou no dia 10 de dezembro de 2021 os dois primeiros dos quatro ônibus elétricos de emissão zero encomendados pela cidade de Mansfield.

Os veículos de 10,2 metros, modelo Enviro200EV, se juntam à frota do Conselho do Condado de Nottinghamshire de ônibus ECOconnect operados pela Stagecoach East Midlands.

Este é o segundo pedido de ônibus elétrico do Conselho de Nottinghamshire, que em 2018 já havia introduzido com sucesso dois outros ônibus BYD ADL Enviro200EV à sua frota. Neste caso, os veículos eram de 10,8m de comprimento.

Em comunicado, a fabricante BYD informa que a confiabilidade e eficiência dos ônibus entregues em 2018 “foram o catalisador para esta segunda encomenda de mais quatro ônibus elétricos BYD ADL, que têm uma capacidade total para 77 passageiros”.

Além do financiamento do Esquema de Ônibus de Ultra-Baixas Emissões do Departamento de Transportes (ULEBS), a imobiliária Lindhurst Group contribuiu para o funcionamento de dois dos novos ônibus, que operarão na rota Berry Hill Flyer (240) em Mansfield. Os veículos servirão ao novo e movimentado empreendimento imobiliário de Berry Hill, conectando de forma sustentável a nova comunidade a uma variedade de locais-chave no centro da cidade e em seus arredores, utilizando transporte público com emissão zero.

Os dois ônibus elétricos restantes deverão entrear em serviço em outro lugar em Nottinghamshire no novo ano.

Os ônibus elétricos foram construídos na Escócia como parte da bem-sucedida parceria entre a BYD UK e a ADL, a encarroçadora escocesa Alexander Dennis Ltd. “A colaboração combina a experiência da BYD em tecnologia pioneira de baterias de ferro-fosfato-lítio e sistemas avançados de transmissão de energia elétrica, com a reputação da ADL de construir qualidade, carroceria elegante e design interior centrado no passageiro”, informa o comunicado.

O líder do conselho municipal de Nottinghamshire, o vereador Ben Bradley MP, disse na entrega dos dois ônibus que sua ambição é transformar os serviços de ônibus em todo o condado para, através de parceria, ter acesso ao financiamento do governo de 3 bilhões de libras. “Até agora investimos £2,4 milhões em seis ônibus elétricos e infra-estrutura de carga, todos eles produzindo zero emissões de escape, o que significa que residentes e passageiros se beneficiarão de um ar mais limpo ao longo das rotas“.

Já o prefeito executivo de Mansfield, Andy Abrahams, afirmou que tornar Mansfield mais limpa e verde “é uma prioridade chave para nós e é ótimo que os milhares de residentes que vivem em Berry Hill possam deixar seus carros em casa sabendo que sua viagem de ônibus está criando emissões zero. Isto também beneficiará os pedestres e ciclistas, assim como aqueles que vivem ao longo da rota e que todos experimentarão um ar mais limpo“.

Por fim, o diretor administrativo da BYD UK, Frank Thorpe, disse ser esta a primeira vez que a parceria BYD/ADL entrega ônibus elétricos de 10,2 m fora de Londres. “Nossa parceria de ônibus elétricos com a ADL reúne nossos pontos fortes em nossos respectivos campos e nos permite oferecer uma solução puramente elétrica completa para o transporte público; uma solução que seja segura, confiável e eficiente, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência confortável aos passageiros“, concluiu o executivo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta