Eletromobilidade

Operadora escocesa Stagecoach recebe frota com nove ônibus elétricos BYD

Ônibus elétrico Stagecoach BYD ADL Enviro200EV em Perth

Veículos foram produzidos em parceria com a encarroçadora ADL, e serão utilizados na cidade escocesa de Perth

ALEXANDRE PELEGI

Perth, cidade no centro da Escócia com cerca de 50 mil habitantes, recebeu uma frota nova de ônibus elétricos.

Os veículos 100% elétricos foram produzidos em parceria pela encarroçadora Alexander Dennis Limited (ADL) e pela BYD UK.

A operador Stagecoach East Scotland recebeu nove ônibus para operação na cidade, todos do modelo BYD ADL Enviro200EV.

A frota vai operar nas movimentadas rotas 1 e 2 de Perth, ligando áreas residenciais com o centro da cidade, empreendimentos de varejo e lazer, Enfermaria Real de Perth, estabelecimentos educacionais e campo de futebol local.

Os ônibus foram parcialmente financiados pelo fundo do governo escocês Scottish Ultra Low Emission Bus Scheme (SULEBS).

Os ônibus foram fabricados pela ADL em sua fábrica em Falkirk, na Escócia, numa junção que combina a experiência mundial da BYD em baterias e tecnologia elétrica com a experiência da ADL em montagem de carroceria e interiores centrados no passageiro.

A SSE, empresa de energia de baixo carbono com sede local, está fazendo parceria com a Stagecoach para entregar a nova infraestrutura elétrica na garagem de Perth.

Os novos ônibus da Stagecoach são mais silenciosos e têm pontos de carregamento USB em cada assento, com luzes LED internas.

A operadora escocesa está introduzindo um total de 46 novos ônibus totalmente elétricos nas principais redes de transporte em Aberdeen, Kilmarnock e Perth como parte da SULEBS. Todos os ônibus fornecidos pela parceria BYD ADL.

SULEBS – SCOTTISH ULTRA LOW EMISSION BUS SCHEME

A SULEBS ajuda as empresas de ônibus a investir em veículos elétricos e infraestrutura para apoiar uma recuperação pós pandemia do coronavírus com foco no meio ambiente, melhorando a qualidade do ar e apoiando as ambições da Escócia para uma economia de baixo carbono.

O governo escocês estabeleceu como meta atingir as emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2045.

O Ministro dos Transportes da Escócia, Graeme Dey, disse: “Estou ansioso para ver esses novos ônibus chegarem às ruas. Ao ajudar os operadores a investirem em frotas mais verdes, podemos apoiar a recuperação do nosso verde e manter mais pessoas em movimento com menos emissões de carbono e, como resultado, melhor qualidade do ar.

“Mais viagens são feitas de ônibus em comparação com qualquer outro modo de transporte público e uma indústria de ônibus vibrante pode fornecer as soluções para desafios complexos em nossa sociedade. Com os ônibus sendo fabricados em Falkirk, também estamos ajudando a indústria escocesa de ônibus e a cadeia de suprimentos mais ampla”.

Já o Diretor Administrativo da Stagecoach East Scotland, Douglas Robertson, mostrou-se empolgado em apresentar os primeiros veículos totalmente elétricos no Leste da Escócia, graças ao Esquema de Ônibus de Ultra-Baixa Emissão da Escócia e ao financiamento disponibilizado pelo governo. “Nunca houve um momento mais preciso para tomarmos medidas contra a emergência climática e contribuirmos para a Escócia cumprir suas metas de emissão zero. A Stagecoach é a maior investidora do Reino Unido em tecnologia de ônibus híbrido-elétrico. Investimos mais de £1BI. em novos ônibus mais ecológicos na última década. Sem os serviços de ônibus da Stagecoach, haveria um aumento anual de 190.000 toneladas de CO2 através dos passageiros que usam transporte alternativo. Espera-se que esses investimentos proporcionem uma redução anual estimada em cerca de 67.000 toneladas de CO2  de sua frota de mais de 1.200 ônibus na Escócia em menos de 15 anos“, disse Robertson.

Para o presidente e diretor administrativo da ADL, Paul Davies, a Stagecoach continua na frente do investimento em mobilidade sustentável. “Esta nova frota de ônibus elétricos para Perth é mais uma prova da ambição do grupo em apoiar não apenas o governo escocês em seus objetivos, mas também trazer empregos qualificados e aprendizagens na indústria de fabricação de ônibus do Reino Unido”.

O Diretor Executivo da BYD UK, Frank Thorpe, declarou que ser um privilégio estar envolvido em uma entrega tão importante de ônibus 100% elétricos para Stagecoach East Scotland. “Embora beneficie o meio ambiente, sua produção também apoiou a economia local, ajudando diretamente as pessoas na Escócia”, pontuou Thorpe.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta